Pais atentos: problemas ortodônticos podem surgir na infância

Pais atentos: problemas ortodônticos podem surgir na infância

Os cuidados com os dentes das crianças, ainda nos primeiros anos de vida, podem prevenir traumas ósseos futuros, na formação da face. Por isso, se a criança tem dificuldade de mastigação ou um atraso no desenvolvimento da fala, queixas de dores frequentes de cabeça, ronco durante o sono e perde a capacidade respiratória facilmente durante uma atividade eh melhor os pais ficarem atentos.

 
Segundo Guaracy Perin Junior, dentista especializado na área de Ortodontia e Ortopedia Facial, o crescimento dos maxilares acontece, principalmente, nos primeiros seis anos. ”Nesta faixa de idade, que trata do nascimento dos primeiros dentes permanentes, é o melhor momento para uma intervenção”, observa. “É quando ainda há tempo de deixar a parte óssea bem posicionada para no nascimento de todos os dentes. Além disso, um tratamento realizado nesta época da vida pode gerar resultados que não são possíveis depois que o crescimento da face já terminou”, complementa.
 
Prevenção
 
Para evitar problemas futuros como a má oclusão, caracterizada pelo encaixe imperfeito entre a maxila e a mandíbula e mordidas cruzadas ou abertas, com dentes projetados para a frente, os pais devem ficar atentos ao hábito dos filhos, de chupar o dedo. “O uso da chupeta também pode prejudicar o desenvolvimento muscular e ósseo da maxila e da mandíbula. Vale lembrar que a maloclusão pode prejudicar as funções de respiração, mastigação e deglutição”, esclarece Perin Junior. “Frequentar o ortodontista desde o início da formação da arcada dentária, contribuiu para a solução de problemas de forma mais fácil e rápida e a prevenção de males posteriores”, finaliza o ortodontista.
 
Fonte: Paranashop

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?