Editorial – DDS

A Ortodontia está mudando rapidamente e radicalmente. Isso é fruto de uma revolução tecnológica pela qual estamos passando, que traz a reboque, mudanças conceituais em um mundo que também está se reinventando. A maneira como nos comunicamos, como nos movemos, como pagamos nossas contas ou pedimos comida muda a cada dia, tornando os processos cada vez mais simples, eficientes e agradáveis.

Especialmente em um mundo pós-pandemia, permanecer na Odontologia com sucesso passa por uma imersão em um mundo totalmente digital, onde a inteligência artificial e os sistemas CAD/CAM irão fazer parte da nossa rotina. Nesse novo workflow, veremos cada vez mais a presença dos scanners que fazem a captura 3D da anatomia dos indivíduos, gerando tanto arquivos volumétricos, por meio da Tomografia Cone-beam, como arquivos de superfície com altíssima precisão e acurácia, como os que são obtidos com os scanners intraorais. No pós-processamento desses arquivos, estamos presenciando uma evolução sem precedentes dos softwares que utilizam computação gráfica para a geração de imagens da anatomia real dos indivíduos e ainda permitem planejamentos virtuais e o desenho de dispositivos terapêuticos totalmente customizados, que podem ser impressos ao final do fluxo de trabalho digital.

Pensando em auxiliar os seus assinantes nessa nova curva de aprendizado, a Editora Plena lançou em 2019, um Caderno Científico dedicado a esse novo universo digital da Odontologia. O Digital Dentistry in Science, ou DDS-BR, como gostamos de chamar, com a perspectiva de trazer artigos com esse foco nas várias especialidades odontológicas. Em oito edições ininterruptas, foram 17 artigos sobre a tecnologia da informação, softwares e sistemas de alinhadores, protocolos de colagem indireta, técnicas de ortodontia lingual customizada, além de abordagens digitais para o planejamento do sorriso e para o uso de distalizadores. Desde os aspectos clínicos do tratamento de diferentes más oclusões, passando por artigos de cunho científico e acadêmico, até conteúdos conceituais, o DDS-BR contou com a colaboração inestimável de vários colegas para levar conhecimento e informação para profissionais inovadores em todo o país.

Dessa forma, é com profundo orgulho e satisfação que comunicamos que o DDS-BR está online!!!

Nosso caderno científico ganha vida em um ambiente para o qual foi projetado, onde estará mais à vontade com novas funcionalidades que virão na esteira, como um canal de vídeos, novidades comerciais, links interessantes, cursos e entrevistas inéditas. Convidamos todos os colegas para fazerem parte dessa família digital, que olha pra frente, sem perder de vista todos os fundamentos científicos e éticos que regem a nossa Odontologia. É dessa forma, com um olho no futuro e outro no retrovisor da história, que queremos caminhar, aliando o conhecimento e experiência acumulados, com os novos recursos tecnológicos e inovações disruptivas que certamente irão redesenhar a Odontologia. Com o apoio total e irrestrito da Editora Plena, isso se torna uma realidade, por meio de uma democratização do conhecimento, mais uma vez inovando no mercado editorial brasileiro.

Dr. Mauricio Accorsi
Diretor Científico DDS-BR

Abrir conversa
Precisa de ajuda?