Novas tecnologias no setor de implantodontia

Novas tecnologias no setor de implantodontia

A colocação de implantes, antes demorada, buscou na tecnologia uma ferramenta para minimizar os cortes e, consequentemente, permitir uma recuperação mais rápida ao paciente. A nova técnica chama-se cirurgia guiada e utiliza um programa em 3D para antecipar o procedimento cirúrgico, o qual é planejado no computador para dar mais precisão ao dentista no momento da colocação de implantes.

 
O primeiro passo é a confecção de moldes e um guia para a realização de uma tomografia computadorizada, onde todas as informações necessárias serão captadas para a realização da cirurgia e da prótese. Após esse procedimento, o laboratório encaminha ao dentista um CD com os dados coletados, que serão lidos por meio de um programa 3D. Através dele, o profissional poderá simular a colocação do implante e analisar antecipadamente qual é a melhor solução para cada situação. “No programa temos a imagem precisa da arcada do paciente e colocamos virtualmente o implante no local desejado. Tal simulação antecipa decisões que antes eram feitas durante a cirurgia”, explica a Dra. Marileide Reichenbach Arrais, primeira mulher do Brasil a utilizar implantes osseointegrados.
 
Após o desenvolvimento do trabalho no programa 3D, o resultado é enviado para um laboratório especializado, que produz um guia cirúrgico, uma placa que será fixada na boca do paciente e irá guiar o dentista durante a instalação dos implantes sem a necessidade de cortes e de abrir tecidos.
 
 
“Com o guia cirúrgico perfuramos somente o local onde o implante será inserido, desta forma a recuperação é mais rápida, sem edema e consequentemente sem dor”, conta a Dra. Marileide.
 
Segundo ela, a única exigência para esse tipo de procedimento é que o paciente possua uma condição óssea adequada. Nos demais aspectos, esse tipo de cirurgia é indicado a qualquer pessoa que busque um bom resultado com tempo de recuperação mínima.
 
Fonte: Paranashop

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?