Atualização sobre a utilização do aparelho Forsus no tratamento da má oclusão de Classe II

Atualização sobre a utilização do aparelho Forsus no tratamento da má oclusão de Classe II

 

Orthodontic Science and Practice
 
Volume 5 – Número 19 – Ano 2012
 
Página 261-274
 
Como se faz
 
A Classe II é uma das más oclusões mais frequentes entre os pacientes que buscam pelo tratamento ortodôntico e a sua correção pode representar um grande desafio para o ortodontista, uma vez que pode apresentar diferentes origens, características e, portanto, requerer diferentes abordagens.
Um dos fatores limitantes para a correção da Classe II é a colaboração do paciente, considerando que grande parte dos métodos disponíveis requer a participação efetiva do paciente com o uso disciplinado de aparelhos auxiliares.
Para eliminar a necessidade da colaboração do paciente, tornando o tratamento da Classe II mais previsivel, diferentes técnicas e aparelhos tem sido propostos. Entre eles destaca-se o Forsus, um aparelho de simples manejo, bem aceito pelos pacientes e que proporciona resultados bastante eficientes. A experiência com este aparelho tem proporcionado algumas modificações no seu uso que tem permitido mais conforto e melhor controle dos efeitos colaterais.
Com o objetivo de demonstrar a utilização deste aparelho e suas mais recentes atualizações, o Prof. Alexandre Moro irá neste número dividir com nossos leitores sua vasta experiência na correção da Classe II utilizando o Forsus.
 
Boa leitura a todos e aguardamos seus comentários e sugestões.
Ricardo Moresca
 
 
Atualização sobre a utilização do aparelho Forsus no tratamento da má oclusão de Classe II.
 
Alexandre Moro
Suellen Borges
Ricardo Moresca
Gisele Maria Correr Nolasco
Estela Maris Losso
 
Introdução
Atualmente, o aparelho Forsus é o propulsor mandibular mais utilizado em conjunto com o aparelho fixo para tratar a Classe II nos Estados Unidos8. No Brasil, tem conquistado muitos adeptos. A sua grande aceitação clínica tem feito com que cada vez mais surjam novos aprimoramentos para a sua utilização. Neste artigo, serão apresentadas algumas modificações no modo de utilização do aparelho e dois casos clínicos de pacientes adultos tratados com o mesmo. Como conclusão, pode-se afirmar que as novas modificações na utilização clínica do aparelho Forsus aumentaram ainda mais a sua eficiência e aceitação no tratamento da Classe II. O Forsus corrige a Classe II, principalmente com alterações dentoalveolares. Da mesma forma, tratamentos compensatórios da retrusão mandibular podem ser realizados com o Forsus em pacientes adultos, obedecendo determinados requisitos e limitações.

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?