Ortodontia: estética e saúde

Ortodontia: estética e saúde

 

O uso de aparelho para correção ortodôntica pode minimizar dores musculares faciais, dores de cabeça tensionais e até zumbido.
 
O sorriso transmite alegria, simpatia e é um dos melhores ‘cartões de visita’ de uma pessoa. A aparência do rosto é outro fator que tem papel significativo na atratividade pessoal e influencia a aceitação de sua própria imagem e a autoestima. Porém, nem todos se sentem confortáveis com seu sorriso e sua face devido a problemas dentários. “A má oclusão dentária, o posicionamento incorreto dos dentes e outras anomalias dentofaciais afetam a parte estética e funcional da boca e suas estruturas, provocando sintomas dolorosos”, ressalta Gerson Köhler, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial.
 
Dores de cabeça tensionais, dores nos músculos faciais, alterações funcionais das articulações da face, enxaqueca, zumbido e sensação de dores nos ouvidos são alguns sintomas que estão relacionados a problemas de forma e função da área bucal. “A ação excessiva da musculatura mastigatória, especialmente quando ocorrem apertamentos diurnos e noturnos e mastigação unilateral inadequada, também pode desencadear estes sintomas desconfortantes que afetam a cabeça, a face e o pescoço”, explica Gerson, que faz parte da equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial.
 
Mais do que a vontade de ter um sorriso bonito, a necessidade de tratar a causa destes sintomas leva muitos adultos a buscarem tratamentos ortodônticos. A correção da posição dos dentes, da forma como a boca se fecha e a maneira como as arcadas dentárias se encaixam traz benefícios estéticos, funcionais, físicos e psicológicos. “As anomalias dentofaciais, que incluem os dentes, as arcadas dentárias e os músculos mastigatórios no contexto global do rosto, tem significativas implicações na saúde física e mental e no comportamento e interação psicossocial das pessoas”, afirma.
 
Um estudo científico publicado no European Journal of Orthodontics, analisou uma amostra de pessoas com problemas ortodônticos. Cerca de 40% do grupo analisado sentia desconfortos físicos e psicológicos por causa da má oclusão dos dentes e seu reflexo na harmonia e beleza do rosto. Deste percentual, 71% dos entrevistados eram mulheres. “A sensação de incomodo causado pelos problemas que afetam a boca e o rosto se reflete na vivência dos indivíduos, principalmente das mulheres, que são mais exigentes em relação a sua aparência corporal do que os homens”, destaca Gerson.
 
Segundo a pesquisa, as principais queixas dos pacientes foram dificuldades mastigatórias, problemas de fala e questões neuromusculares ligadas às anomalias dentofaciais. O estudo revelou ainda que a percepção individual dos benefícios físicos e psicológicos promovidos pelo tratamento ortodôntico está diretamente ligada ao nível socioeconômico e ao conhecimento dos indivíduos sobre as alterações dentárias e faciais. “Os adultos devem saber que a ausência de tratamento destas anomalias afeta a saúde geral e prejudica a longevidade de uma boca saudável”, observa.
 
A correção ortodôntica dos problemas bucais também assegura um rosto com aparência mais estética, harmônica e jovial. Para o ortodontista, esta é uma das principais motivações psicológicas de adultos para a busca de tratamentos corretivos ortodônticos. “Existe um questionário usado pelos profissionais da área que ajuda o paciente a se perceber melhor e a definir com mais precisão as suas queixas relacionadas à busca da harmonia facial, do sorriso e da boca. Os anseios e expectativas do paciente adulto devem ficar claros para o especialista, por isso o uso deste método é importante”, diz.
 
O questionário foi desenvolvido por pesquisadores conceituados da área de harmonia e beleza facial e é considerado fundamental para nortear as expectativas sobre o tratamento ortodôntico. “Eu recomendo a realização de uma avaliação para quem deseja saber como anda a sua saúde e aparência dentofacial. Tratar as questões que influenciam a forma e a função do rosto e da boca traz enormes benefícios em termos de saúde e estética, além de promover bem-estar e qualidade de vida”, acrescenta Gerson, professor convidado da pós-graduação da UFPR, desde 1988.
 
 
 
Fonte: www.kohlerortofacial.com.br Via Odontomagazine: www.odontomagazine.com.br

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?