Construção e aplicação da Análise de Movimentação Dentária (VTO) no auxílio à montagem de planos de tratamentos – parte II.

Construção e aplicação da Análise de Movimentação Dentária (VTO) no auxílio à montagem de planos de tratamentos – parte II.

  Como se faz   Página 7-12   André Trevisi Zanelato Ms. em Ortodontia pela Universidade Metodista de São Paulo. Prof. do Curso de Esp. de Ortodontia da Escola de Odontologia de Cuiabá – MT. Prof. do Curso de Esp. de Ortodontia da FAMOSP de Presidente Prudente – SP. Prof. do Curso de Clínico de Ortodontia da Consolidar e Validar, Porto – Portugal. Prof. Adj. de Ortodontia da Universidad Del Desarrollo, Concepicon – Chile.   Na primeira parte deste artigo, abordaram-se os itens necessários para a realização e a construção do VTO. Nesta segunda parte, veremos como montar a proposta de movimentação e a aplicabilidade desta análise na montagem dos planos de tratamentos.   Como o preenchimento do quadro de problema do arco inferior e da relação interarcos já foram discutidos no artigo anterior, iniciaremos discorrendo sobre a proposta de movimentação.   Construção e aplicação da Análise de Movimentação Dentária (VTO) no auxílio à montagem de planos de tratamentos – parte II.   Propósito de movimento Após a definição da direção e da quantidade dos movimentos realizados pelos caninos inferiores (T 3/3), inicia-se o propósito de movimento. Os dentes a serem movimentados subsequentemente serão os molares inferiores. Em uma arcada sem problema, os molares inferiores devem, obrigatoriamente, acompanhar o movimento dos caninos (Figura 15). Depois de estabelecida a movimentação na arcada inferior, inicia-se o movimento na arcada superior pelos molares. Levando-se em consideração que na maioria dos casos o objetivo final do tratamento é a obtenção da relação posterior de Classe l, o movimento dos molares superiores deve considerar o movimento dos molares inferiores e a má oclusão sagitalinicial. Finalizando, realiza-se o movimento dos caninos superiores, devendo acompanhar o movimento dos molares superiores.  

This content is restricted to site members. If you are an existing user, please log in. New users may register below.

Existing Users Log In
   
New User Registration
*Required field
Abrir conversa
Precisa de ajuda?