Problemas odontológicos podem aumentar rugas

Problemas odontológicos podem aumentar rugas

Ao longo dos anos, a falta de cuidados com os dentes e seu desgaste natural provoca mudanças consideráveis na expressão facial
 
Parece difícil de acreditar, mas 41,5% de brasileiros com mais de 60 anos já perderam todos os dentes. O dado é da Pesquisa Nacional de Saúde em parceria com o IBGE e mostra que a saúde bucal merece mais atenção. Ao longo dos anos, a falta de cuidados com os dentes e seu desgaste natural provoca mudanças consideráveis na expressão facial.
 
Como é o seu sorriso? Para ter certeza de que nada mudou desde os 30 anos de idade, compare uma fotografia da juventude com seu reflexo no espelho. Se a região do nariz, boca e queixo estiver um pouco menor do que na fotografia, significa que a sua dimensão vertical (D.V.O) diminuiu. Mylene Gonçalves, dentista especialista em prótese e reabilitação oral, explica que essa mudança pode dar um aspecto envelhecido ao rosto. “O nariz parece caído, os lábios afinam e o queixo torna-se protuberante por causa de problemas odontológicos, principalmente pela falta dos dentes de trás”, explica.
 
Alternativas
 
A odontologia estética pode amenizar os sinais de idade:
 
Aparelhos ortodônticos
 
A procura pelo aparelho tem crescido entre a terceira idade. O tratamento precede a colocação de implantes e próteses e o tempo pode variar dependendo do caso e dos objetivos terapêuticos. Com 9 a 12 meses já é possível obter bons resultados.
 
Facetas de porcelana
 
As facetas de porcelana podem consertar lascas, diminuir o espaço entre os dentes e ainda amenizar linhas de expressão. Às vezes, o procedimento pode ser feito em apenas um dente, mas varia de sorriso para sorriso. Além de melhorar a autoestima, elas reforçam e protegem os dentes.
 
Ácido Hialurônico
Hidrata e dá firmeza à pele. Sua aplicação promove o preenchimento de rugas e vincos, além de aumentar o volume dos lábios (o resultado é um sorriso que não mostra muita gengiva). O efeito dura de três meses a um ano. Já a toxina botulínica ajuda a reduzir sintomas de bruxismo, como a dor de cabeça e melhora os sinais de envelhecimento em tratamentos que duram em média cinco meses.
 
Fontes: Mylene Gonçalves, dentista, mestre em implantodontia e especialista em prótese e reabilitação oral; Therezinha Pastre, dentista e especialista em prótese e odontogeriatria; Mauricio Accorsi, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, Gazeta do Povo.

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?