Novo estudo pode ajudar a melhor prevenção da cárie na primeira infância

Novo estudo pode ajudar a melhor prevenção da cárie na primeira infância

Proteger as crianças contra o início precoce da cárie dentária é algo que todos os dentistas devem considerar uma prioridade. De acordo com os resultados de um recente estudo americano, biofilme supragengival potencialmente aporta informações taxonômicas e informações funcionais que poderiam ser usadas para informar a odontologia de precisão em prevenção de cáries precoces na infância (ECC), algo que os pesquisadores acreditam que irá fornecer novos insights sobre as metagenômicas da infecção.
 
“Com este estudo, buscou-se caracterizar a composição do microbioma supragengival das crianças em idade pré-escolar de acordo com o quadro clínico de estados de saúde (livres de cárie), “doença restaurada” e “não-restaurada” ou “doença sem tratamento”, disse o pesquisador principal Dr. Kimon Divaris, professor associado da Escola de Odontologia da Chapel Hill da Universidade da Carolina do Norte, EUA.
 
O grupo de estudo consistiu de 118 crianças com idade entre 3-5 que foram matriculados em ZOE 2.0, um estudo genético epidemiológico baseado na comunidade na Carolina do Norte. Os examinadores registraram experiência de cárie na superfície usando critério modificado em Detecção Internacional de Cáries e Sistema de Avaliação, e classificaram as crianças como livres de cárie ou doença restaurada ou doença não tratada. Os pesquisadores, então, coletaram amostras de biofilme supragingival do grupo de estudo, e estas foram congeladas e processadas no local e submetidas a sequenciamento de genoma completo, o processo de determinar a sequência completa de DNA de um organismo material genético em um único momento.
 
A partir daí, os pesquisadores identificaram 85 gêneros de bactérias e 201 espécies de bactérias – das quais 185 foram identificados até o nível da estirpe. De acordo com os resultados, notáveis diferenças na abundância de espécies foram encontradas entre os três grupos, incluindo o seguinte: livre de cáries: Streptococcus intermedius e Capnocytophaga; doença restaurada: Actinomyces odontolyticus restaurado e Streptococcus australis; e a doença não tratada: Streptococcus mutans.
 
“Esse conhecimento é fundamental para o desenvolvimento das abordagens para diagnóstico de precisão da medicina/odontologia de precisão, prevenção e tratamento no domínio da saúde oral. O nosso objetivo de longo prazo é caracterizar a saúde oral e a doença em nível molecular; em outras palavras, definir assinaturas taxonômica e funcional no  biofilme supragingival que representam o ECC- dysbiosis oral associado antes de desenvolvimento de doença clínica”, disse Divaris.
 
O estudo, intitulado “Metagenomicos de saúde bucal na primeira infância e cárie dentária na primeira infância”, foi apresentado durante a 47ª reunião anual da American Association for Dental Research por Divaris e ZOE 2.0 co-pesquisadores Dras. Andrea Ferreira-Zandona and Jeannie Ginnis, também da University of North Carolina at Chapel Hill School of Dentistry, no dia 22 de março, em Fort Lauderdale, Flórida, EUA.
 
 
Fonte: Dental Tribune

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?