Editora Plena
Meta para uma boa saúde bucal

Meta para uma boa saúde bucal

Por: José Prestes de Barros Junior
 
Os odontopediatras orientam que com o aparecimento dos primeiros dentes aos 6 meses de idade é importante que as mães recebam orientação odontológica. Nessa primeira consulta ao odontopediatra, elas serão alertadas sobre os fatores que interferem na saúde bucal da criança, ou seja, vantagens da amamentação, influência da chupeta e das mamadeiras, orientação sobre higienização bucal do bebê, hábitos alimentares, etc.
 
Fatores estes que são fundamentais na prevenção e interceptação das causas que irão contribuir para o funcionamento correto dos músculos da face e o bom desenvolvimento da estética racial. Esse primeiro contato com o profissional de odontologia irá, sem dúvida, prevenir a ansiedade em futuras visitas ao consultório. Da mesma maneira, é importante também para a saúde dental das crianças, a primeira visita ao ortodontista. 
 
Os ortodontistas podem corrigir a má posição dos dentes em qualquer idade, mas há, naturalmente, a idade ideal em se conseguir um melhor resultado com um tempo menor de correção. Essa idade varia de paciente para paciente. Podemos porém afirmar: a melhor idade para uma consulta é quando o odontopediatra ou o clínico geral verificam a existência do problema. 
 
Aí começa o trabalho do ortodontista, profissional especializado para avaliar a época em que o tratamento deverá ser iniciado. Em nossa clínica de ortodontia, temos, infelizmente, observado que os pacientes são recomendados para um exame ortodôntico somente após a erupção de todos os dentes permanentes, inclusive os segundos molares. Com isso teremos dificuldade em obter os resultados ideais, que só seriam conseguidos se o tratamento fosse iniciado precocemente.
 
Os principais propósitos da intervenção ortodôntica precoce devem ser: a) simplificação ou até a possibilidade de eliminação do tratamento ortodôntico corretivo; b) a redução da necessidade de extrações de dentes permanentes; c) melhor estabilidade futura da correção; d) maior cooperação do paciente; e) menor número de cirurgias ortognáticas; f) prevenção de problemas periodontais; g) benefícios psicológicos ao jovem paciente, etc.
 
Existem problemas ortodônticos que estão relacionados ao desenvolvimento ósseo. Este tipo de problema não será corrigido somente com aparelhos fixos, há necessidade do uso de aparelhos ortopédicos, os quais devem ser usados precocemente, pois, nesta idade podemos estimular ou restringir a tendência de crescimento.
 
Não devemos supor que o tratamento irá sempre começar imediatamente após a primeira consulta. Mas, se o paciente apresentar algum problema o tratamento será iniciado, caso contrário ele será orientado para voltar periodicamente. Temos que mudar o conceito errôneo de que a correção dos dentes só se faz com a dentição permanente completa. Prevenção é a meta para uma excelente saúde bucal.
 
Fonte: www.cruzeirodosul.inf.br

Deixe um comentário

Precisa de ajuda?