Genética pode ampliar impacto negativo da obesidade na progressão da doença periodontal

Genética pode ampliar impacto negativo da obesidade na progressão da doença periodontal

BOSTON, EUA: Estudos indicaram que indivíduos com alto Índice de Massa Corporal (IMC) são mais propensos a desenvolver doença periodontal do que os demais. Estar com sobrepeso ou obeso pode afetar negativamente a resposta à terapia periodontal não cirúrgica. Em concordância a essas descobertas, um estudo recentemente publicado tem sugerido que pacientes com sobrepeso ou obesos, em particular do sexo masculino, que carregam uma variante genética específica possuíram o risco de desenvolver periodontite ainda mais aumentado.
 
Com o objetivo de avaliar se padrões específicos de variantes genéticas da interleucina (IL-1), conhecido por afetar a severidade da periodontite, influenciam a associação entre obesidade e progressão subsequente da periodontite, o DNA foi coletado em 292 homens (com idade de 29–64 anos) . Os participantes tiveram parâmetros dental e antropométrico coletados em examinações múltiplas, aproximadamente a cada três anos por até 27 anos.
 
A análise mostrou interações significativas entre as variações genéticas da IL-1 e traços relacionados à obesidade no prognóstico de progressão da doença periodontal. Participantes que eram obesos e IL1 positivos foram 70 por cento mais propensos a vivenciar a progressão da doença periodontal do que os que não apresentavam esses fatores de risco.
 
“Este estudo fornece mais evidência de que pacientes obesos e de sobrepeso com IL-1 positivo serão beneficiados em caso de acompanhamento dentário mais intensivo”, disse Mark B. Carbeau, CEO da Interleukin Genetics. “Com base nestas descobertas estamos incluindo ferramentas expandidas de educação e compromisso para esta população de alto risco em nosso produto”, ele acrescentou.
 
O estudo foi conduzido na Universidade de Boston na Escola de Medicina Dentária Henry M. Goldman com a colaboração da Interleukin Genetics, uma empresa de ciências da vida especializando-se na genética da inflamação crônica. Ela desenvolve e comercializa uma linha de testes genéticos para doenças crônicas e condições relacionadas à saúde, como o PerioPredict, um teste genético de suscetibilidade à doença periodontal apresentado ao mercado em 2013.
 
O estudo, intitulado “Influence of obesity on periodontitis progression is conditional on IL-1 inflammatory genetic variation”, foi publicado on-line em 19 de Agosto na revista Journal of Periodontology, uma publicação oficial da Academia Americana de Periodontologia.
 
 
Fonte: DTI

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?