Futuro sem cárie

Futuro sem cárie

Você sabia que a cárie atinge 88% da população brasileira? E que ela é o maior problema de saúde bucal do mundo? Preocupada com isso, a ACFF – Aliança para um Futuro Livre de Cárie reúne especialistas em saúde pública e bucal de todo o mundo para que a cárie seja encarada como problema de saúde pública, além de definir metas e promover ações integradas com outras especialidades para o seu combate efetivo.
 
Em 2013, a Aliança para um Futuro Livre de Cárie no Brasil já se reuniu duas vezes para reforçar as mensagens do programa, mostrar os avanços realizados desde sua primeira reunião, em 2012, e planejar as próximas iniciativas. Personalidades importantes e influentes no assunto como o professor inglês Nigel Pitts, um dos maiores especialistas em cárie no mundo, Dr. Gilberto Pucca, coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, o Prof. Dr. Marcelo Bönecker, titular da disciplina de Odontopediatria da FOUSP – Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e presidente da Aliança Global no Brasil, a primeira dama da cidade de São Paulo e professora da disciplina de Odontopediatria da FOUSP, Dra. Ana Estela Haddad, entre outros, estiveram presentes e debateram as oportunidades para tornar a importância do tema cárie cada vez mais conhecido entre dentistas e a população.
 
Para o Dr. Gilberto Pucca, a cárie ainda é um grande problema de saúde pública que o Brasil enfrenta atualmente. “A ACFF – Aliança para um Futuro Livre de Cárie – é um aliado importante do Governo, pois ela potencializa as frentes estratégicas das políticas públicas de saúde. Com a ajuda deste projeto, nós vamos capacitar os agentes comunitários de saúde e os dentistas para que eles possam educar a população sobre a importância da higiene bucal para prevenir a cárie e outras doenças decorrentes dela. Ser livre de cárie significa cidadania”, afirma Pucca.
 
 
Entre as metas estabelecidas pela ACFF, encontram-se:
 
Em 2015, 90% das faculdades e associações odontológicas no país deverão ter incluído e promovido a “nova” abordagem da cárie para melhorar seu manejo e prevenção.
Em 2020, os membros regionais da Aliança para um Futuro Livre de Cárie deverão estar integrados, atuando localmente na implantação da prevenção, manejo e monitoramento adequados da cárie.
Toda criança nascida a partir de 2026 deverá ser livre de cárie durante toda a sua vida.
Para o Prof. Dr. Marcelo Bönecker, a água fluoretada consumida pela população brasileira por meio da rede de abastecimento, graças às ações do Governo é de extrema importância no processo de prevenção da cárie, mas não é suficiente. “O dentifrício fluoretado aliado ao consumo mais regulado de açúcar também tem papel fundamental no combate à cárie em qualquer idade, afinal, ela não aparece apenas em crianças, como muitos adultos imaginam. Se conseguirmos conscientizar a população sobre isso estaremos muito perto de atingir nossas metas”, explica Bönecker.
 
A cárie é a doença crônica mais comum no mundo, afetando cinco bilhões de pessoas, ou cerca de 80% da população mundial. Já no Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010)2 apontou desigualdade no índice de cárie, sendo que as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentam maior prevalência do que as regiões Sul e Sudeste. Além disso, notou-se que regiões de pobreza dentro de uma mesma cidade apresentam maior prevalência de cárie. Contraste que demonstra um importante fator social envolvido com a doença e relacionado ao acesso à educação bucal e estratégias para controle, caracterizando a cárie como doença biossocial.
 
 
 

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?