Dentes de leite também devem ser tratados?

Dentes de leite também devem ser tratados?

Os dentes decíduos, popularmente conhecidos como dentes de leite, devem receber acompanhamento periódico e serem tratados, quando necessário. Apesar de todos serem substituídos até mais ou menos 13 anos, durante a infância eles são essenciais para que a criança tenha uma boa mastigação, fonação e convívio social. A perda prematura pode ocasionar sérios problemas de posicionamento dos dentes permanentes.
 
Os tratamentos propostos são similares aos executados em adultos, como por exemplo:
 
Ortodontia e Ortopedia facial: a colocação de aparelho na dentição decídua tem mais caráter preventivo do que corretivo, a fim de evitar o tratamento ortodôntico na fase adulta ou reduzir o tempo de uso.
 
Tratamento de canal: Nos casos de cárie profunda com morte do nervo e dente permanente não suficientemente formado para nascer, pode-se indicar o tratamento de canal.
 
Dentística: A restauração dos dentes decíduos cariados é muito comum, sendo importante para evitar a contaminação bacteriana nos outros dentes, além de preservar a função mastigatória.
 
Tratamento preventivo: O mais importante para a saúde bucal é a prevenção. Orientação de higiene bucal, aplicação de flúor e selantes, são de extrema importância, pois diminuem o risco de cárie ou gengivite.
 
Os cuidados com a saúde bucal começam logo no nascimento da criança, antes mesmo da erupção do primeiro dente. É aconselhado que os pais levem ao profissional, para que ele possa orientar a respeito da alimentação e higienização, atuando de forma preventiva.
 
O pensamento que o dente decíduo logo vai ser trocado por outro e, por isso, não necessita de cuidados, está errado. A perda precoce deixará sequelas que poderão comprometer a dentição permanente. Então, a melhor maneira de cuidar da saúde bucal dos filhos é procurar um dentista desde cedo.
 
 
 

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?