5 Considerações sobre apinhamento dentário severo, Ortodontia convencional e o Sistema Autoligado

5 Considerações sobre apinhamento dentário severo, Ortodontia convencional e o Sistema Autoligado

1. O apinhamento dentário é um tipo de má oclusão muito prevalente na prática ortodôntica, principalmente o apinhamento ântero-inferior. Este pode apresentar-se com severidade distintas.
 
2. Para um apinhamento, onde a discrepância negativa supera os 8,9 mm, no tratamento convencional realiza-se as exodontias dentárias, com grande repercussão no perfil facial. Já quando existe uma discrepância dentária negativa significativa e o paciente apresenta um perfil reto, exodontias são contraindicadas e o sistema autoligado vira alternativa preferencial de tratamento.
 
3. O sistema autoligado tem como filosofia o baixo atrito e o emprego de forças leves, sem a necessidade invariável de obtenção prévia de espaço, ou seja, sem a necessidade de realização de extrações dentárias.
 
4. O emprego dessa técnica traz alguns benefícios aos pacientes, como: menor tempo de tratamento, menor número de visitas ao consultório, menor acúmulo de placa, menor sensação dolorosa durante o tratamento e ao final desse, os casos ficam esteticamente mais agradáveis com sorrisos largos e joviais.
 
5. Com relação a estabilidade pós tratamento, independentemente da opção terapêutica utilizada, seja através de exodontias ou seja através da expansão dos arcos, sabe-se que a recidiva tende a acontecer com graus imprevisíveis, pois este é um fenômeno anátomo-fisiológico.
 
FONTE:
TRATAMENTO DO APINHAMENTO DENTÁRIO SEVERO COM ORTODONTIA CONVENCIONAL E O SISTEMA AUTOLIGADO
Daniel Ribeiro Maia – Via Ortoblog

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?