ENTREVISTA – PROF. DR. LUIZ GONZAGA GANDINI JUNIOR

ENTREVISTA – PROF. DR. LUIZ GONZAGA GANDINI JUNIOR

Vol. 11 – Número 41 – 2018

Entrevista

Página 13-19

Prof. Dr. Luiz Gonzaga Gandini Junior
• Professor Adjunto F. O. Araraquara – UNESP.
• Professor do Curso de Especialização da Unesp e Gestos.
• Assistant Adjunct Clinical Professor – Department of Orthodontic at Saint Louis University.
• Professor do Departamento de Orotodontia do Baylor College of Dentistry – Dallas – TX de 1999 a 2015.
• Clinico em Ortodontia desde 1980.

O Prof. Luiz Gonzaga Gandini Jr., a quem tenho a honra de apresentar nesta entrevista, formou-se com méritos (1º aluno da turma) pela Faculdade de Odontologia de Araraquara, em 1989, (1976-1979) e iniciou, em 1980, sua trajetória na Ortodontia realizando estágio no Departamento de Clínica Infantil e estágio clínico no consultório do Prof. Tatsuko Sakima e Dr. Roberto Dela Coleta, tornando-se Ortodontista associado de 1981 a 2003. Em 1981, tive o prazer de conhecer o Prof. Luiz quando na época realizei os mesmos estágios que ele realizara no ano anterior. Nossa amizade, admiração e respeito nascem e se fortalecem a partir deste contato e relacionamento próximo com a troca de experiências e conhecimentos na área da Ortodontia.

No período de 1983 a 1984, o Prof. Luiz realizou curso de especialização na APCD – Regional de Araraquara, e como atividade de ensino mantinha a função de monitor voluntário junto ao Departamento de Clínica Infantil. Em 1985 foi contratado como Auxiliar de Ensino na Disciplina de Ortodontia do Departamento de Clínica Infantil da FOAr da qual eu já fazia parte (fui contratado na mesma função em 1984). Em 1984, o Prof. Luiz casou-se com a Profa. Márcia Regina Elisa Aparecida Schiavon, e desta união de muito companheirismo e amor resultam dois filhos, o Eduardo e a Alyssa. Nossa amizade familiar vai se fortalecendo constantemente com meu casamento com a Tuka e nascimento de meus filhos Rafael e Thiago em épocas próximas.

Em 1991, o Prof. Luiz passou a integrar a 1ª turma do curso de Mestrado na Faculdade de Odontologia de Araraquara, coordenado pelo Prof. Dirceu. Na sequência, fez seu Doutorado, de 1994 a 1997, tendo como orientador o Prof. Joel Martins, aprimorando seu aprendizado didático-científico. Logo em seguida, em 1998, realizou seu o programa de Pós-Doutorado no exterior na “Baylor College of Dentistry”, em Dallas, sob a orientação do Prof. Peter H. Buschang. Neste programa de dois anos (1988-1989) de intensa troca de experiências no exterior, o Prof. Luiz implementou sobremaneira seu conhecimento na condução e orientação das pesquisas e evoluiu em seus conhecimentos clínicos (reconhecidos pelos alunos da Baylor como “professor do ano – 1989” que melhor contribuiu técnica, científica e pessoalmente para a formação deles) que, transmitidos posteriormente aqui no Brasil, influenciaram decisivamente toda a formação de gerações de professores e ortodontistas. Desde 1989 integra a direção e faz parte do corpo docente dos cursos da Especialização do Gestos, em Araraquara, juntamente com os Professores Dirceu Raveli, Lídia Martins e Ary.

Na volta do exterior, em 1997, passou a compor o quadro de professor efetivo dos cursos de Mestrado e Doutorado da Faculdade de Odontologia de Araraquara – Unesp, onde desenvolve linhas de pesquisa clínicas de alta relevância para a área mantendo um perfil muito realista, ético e coerente com sua postura de abertura intelectual sempre muito inteligente, avançada e honesta. Em 2000, passou também a compor o quadro de docentes do “Baylor College of Dentistry” como “Adjunct Assistant Clinical Professor” responsável pela parte teórica e laboratorial da disciplina de Biomecânica Clínica e Técnica do Arco Segmentado. E, a partir de 2003, também ocupou a mesma função no Departamento de Ortodontia da “Saint Louis University”.

Em 2006, Prof. Luiz passou para a função de Livre Docente após concurso no Departamento de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia de Araraquara.

Sua contribuição técnico-científica está bem expressa em seu longo currículo com várias publicações em periódicos científicos de relevância, palestras e cursos ministrados e, principalmente, na divulgação e aprimoramento da técnica lingual no Brasil.

A amizade sólida baseada no respeito, admiração e longo período de convivência e de troca de experiências são motivos de orgulho e de satisfação neste momento de apresentação do Prof. Luiz.

Acesse esta entrevista em PDF
Precisa de ajuda?