ENTREVISTA – PROF. DR. JOSÉ A. BÓSIO

ENTREVISTA – PROF. DR. JOSÉ A. BÓSIO

Vol. 11 – Número 42 – 2018

Entrevista

Página 22-28

Prof. Dr. José A. Bósio
DDS, MS, Clinical Associate Professor and Postgraduate Program
Director, Division Chief of Orthodontics – Department of
Orthodontics and Pediatric Dentistry – University of Maryland,
School of Dentistry, Baltimore/USA.

A Ortodontia, especialidade mais antiga da Odontologia, evoluiu muito nas últimas décadas e o Brasil está se destacando no cenário internacional tanto na produção científica, como na exportação de expoentes da área acadêmica. O entrevistado desta edição é o Dr. José Antônio Bósio, ortodontista brasileiro que mudou-se em 2008 para os EUA, para encarar um novo desafio de vida na área acadêmica.

Conheço o Dr. Bósio desde criança e sei que ele sempre foi muito perfeccionista, dedicado e persistente em seus objetivos, destacando-se como líder nas atividades escolares e esportivas. Foi jogador profissional de voleibol concomitantemente com o início do Curso de Odontologia e se graduou-se em 1987 na PUC/PR.

Iniciamos juntos nossa carreira ortodôntica, estagiando no consultório dos doutores Ademir Brunetto e Altair Brunetto que muito nos inspiraram e incentivaram na profissão.

Em 1991, o Dr. Bósio mudou-se para Rochester, NY, nos EUA, onde estudou Disfunção da Articulação Temporomandibular na Eastman Dental Center durante dois anos. Na sequência, cursou o mestrado em Ortodontia, na Ohio State University, em Columbus, OH.

Em 1996, voltou ao Brasil e trabalhou quase 12 anos em consultório particular. Nesse período se diplomou-se no ABO (American Board of Orthodontics) e fez recertificação no BBO (Board Brasileiro de Ortodontia).

Em 2008, voltou aos EUA para assumir o cargo de Professor Assistente e Diretor Clínico da Marquette University School of Dentistry em Milwaukee, WI, onde trabalhou, principalmente, em projetos clínicos focados nos tecidos moles da face e em casos de mordida aberta. Em 2014, transferiu-se para a Rutgers School of Dental Medicine, em Newark, NJ, onde trabalhou como Professor Associado do Departamento de Ortodontia e permaneceu até 2017.

Atualmente, é Professor Associado e Diretor da Divisão e do Programa de Pós-Graduação de Ortodontia da University of Maryland School of Dentistry, em Baltimore, MD. Além disso, o Dr. Bósio é presidente da Sociedade dos Educadores de Ortodontia dos EUA, examinador do American Board of Orthodontics, revisor de várias revistas científicas, incluindo a Ortho Science, possui mais de 30 publicações internacionais e também continua atendendo seus próprios pacientes na clínica da faculdade.

O Dr. Bósio consegue equilibrar muito bem ciência e criatividade na sua filosofia e conduta ortodôntica. Nesta edição teremos, portanto, a oportunidade de descobrir alguns segredos desse grande ortodontista brasileiro que nos orgulha e que está fazendo uma brilhante carreira ortodôntica.

Agradecemos aos professores que formularam as perguntas ao Dr. Bósio.

Dr. Silvio
Mestre em Ortodontia UFRJ
Membro do Grupo Angle de Ortodontia
Diplomado pelo BBO (Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial)
Ex-Presidente do CDBBO (Colégio de Diplomados do BBO)

Acesse esta entrevista em PDF
Precisa de ajuda?