Vitamina C combate doença periodontal, aponta estudo

 

Segundo pesquisa publicada recentemente no Journal of Clinic Periodontology, alimentos que contém vitamina C são mais indicados para combater a doença periodontal. Dois kiwis por dia, por exemplo, garantem o aporte diário necessário para uma pessoa. 
O estudo aponta que a substância aumenta a imunidade do organismo frente aos radicais livres envolvidos em diversas doenças crônicas. Os pesquisadores escolheram o kiwi por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antiagregantes plaquetárias, redutoras de triglicerídios e pela atividade antibacteriana.
 
Obesidade e saúde bucal
Cada vez mais, estudos comprovam a importância da nutrição na prevenção de doenças. Um estudo publicado pelo European Journal od Epidemiology chegou à conclusão que uma dieta balanceada e o aumento da atividade física diminui o risco desse tipo de problema bucal. Dados do Ministério da Saúde estimam que aproximadamente 13,9% da população brasileira são consideradas obesas. No último Congresso Mundial de Periodontia e Implantes, que ocorreu na Áustria, um dos assuntos discutidos foi a correlação entre obesidade e doenças periodontais.
 
Segundo o cirurgião dentista Mario Kruczan, membro da Sociedade Francesa de Periodontia, o problema se dá uma vez que obesos são mais suscetíveis a determinadas infecções. “Nos pacientes obesos as células gordurosas soltam substâncias que elevam a produção e circulação de elementos relacionados a processos inflamatórios, o que pode piorar a gengivite e periodontites”, explica. O especialista diz que a obesidade também está diretamente ligada a doenças como hipertensão arterial, diabetes e câncer. 
 
 
Fonte: Terra

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?