Uso regular de cannabis aumenta risco de periodontite

Uso regular de cannabis aumenta risco de periodontite

Ao consumir cannabis (seja maconha, haxixe ou óleo de haxixe) pelo menos uma vez por mês, há um risco significativamente maior de desenvolver doença periodontal leve, moderada e até severa, conforme estudo publicado pela Academia Americana de Periodontologia.
 
Pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade de Columbia (EUA) examinaram dados de 1.938 adultos com idade entre 30 e 59 anos. Entre eles, 26,8% eram usuários recreativos frequentes de cannabis.
 
A análise mostrou que estes usuários tinham uma média de 29.2 pontos ao redor do dente com profundidade da bolsa periodontal igual ou maior a 4 mm; 24.8 pontos com profundidade da bolsa igual ou maior a 6 mm; e 24.5 pontos com profundidade da bolsa com, no mínimo, 8 mm.
 
O presidente da Academia Americana de Periodontologia, dr. Terrence J. Griffin, disse: “Há diversos fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da doença periodontal. Este relatório sugere que o uso da maconha pode ser um deles. Os pacientes devem estar atentos para garantir o diagnóstico precoce e tratamento apropriado”.
 
Em torno de 50% dos americanos com 30 anos ou mais apresentam periodontite, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Desses, 8% sofrem com as consequências mais severas deste problema.
 
Fonte: ABO Nacional

Deja una respuesta

Precisa de ajuda?