Sucos de soja são tão erosivos quanto versões industrializadas de laranja e limão

Sucos de soja são tão erosivos quanto versões industrializadas de laranja e limão

Por Camila Berto Tescarollo
 
Sucos de soja têm potencial erosivo similar ao de sucos industrializados de laranja e limão. Por outro lado, o leite de soja consegue proteger o dente desse processo. Essas são as conclusões de um estudo realizado na Faculdade de Odontologia (FO) da USP pelas doutorandas Karina Lachowski e Tatiane Alexandre de Oliveira. Sob a orientação da professora Maria Ângela Pita Sobral, as pesquisadoras analisaram os efeitos do leite e sucos de soja nos dentes, comparando-os com as suas respectivas versões sem o grão.
 
De acordo com a professora, o desgaste dental pode acontecer de duas formas. Uma delas é o desgaste mecânico, que acontece através da escovação e do próprio uso dos dentes. A outra é a erosão, ou seja, a ação de ácidos nos dentes. Essas substâncias podem ser encontradas em diversos alimentos, como sucos de laranja e limão, refrigerantes, isotônicos e, inclusive, medicamentos.
 
Tatiane explica que o leite funciona de maneira oposta aos ácidos. Segundo ela, a erosão dental é causada pela por ácidos que podem vir tanto da dieta quanto do próprio organismo, como no caso de pessoas com problemas de refluxo ou bulimia. Eles ocasionam a perda de estrutura do dente, como os íons cálcio e fosfato. O leite, por sua vez, é rico em cálcio e algumas proteínas, que favorecem a proteção do dente contra os ácidos. As pesquisadoras consideraram essa situação e se propuseram a avaliar se o leite de soja poderia proteger da mesma maneira que o leite de vaca e, além disso, se a presença da soja em alguns sucos causaria  um potencial de erosão menor que o dos sucos industrializados. 
 
Maior desgaste
 
Segundo Karina, uma das causas do aumento desse desgaste é o fatos de os dentes durarem mais. Isso é reflexo do maior acesso à informação por parte da população de uma mudança de abordagem no tratamento, que passou a ter um foco mais preventivo. A professora Maria Ângela completa: “Antes o grande problema da odontologia era a cárie, e hoje nós lidamos com a questão do desgaste do dente”.
 
A mudança alimentar na população que aconteceu ao longo dos tempos aumentou o consumo dos alimentos ácidos. Tatiane explica que as pessoas procuraram comer ítens mais saudáveis, como frutas, por exemplo. Além disso, cresceu também a ingestão das bebidas industrializadas. No entanto, em excesso, alguns deles podem causar a erosão. “Como hoje as pessoas têm menos perda dos dentes do que antigamente , eles sofrerão as ações dos ácidos por tempo maior”, diz. 
 
Leite x suco
 
Maria Ângela explica que os testes indicaram que sucos de soja são tão erosivos quanto os normais. Segundo ela, o suco está um pouco dissolvido na soja, mas a capacidade de causar erosão ainda é alta. O leite de soja, por outro lado, protegeu o dente contra a erosão. No entanto, Tatiane faz uma ressalva: “Ele protegeu por causa de outras substâncias que encontramos no leite, não por causa da soja”.
 
Tatiane ainda afirma que o potencial erosivo dos sucos normais e de soja pode ser aumentado pela própria escovação dentária. Ela explica que o ácido amolece o dente, porém a própria saliva consegue recuperar a situação em algum tempo. Porém, com a ação mecânica da escova, os íons são arrancados e não conseguem mais aderir ao dente. “O que se perde não se recupera”, sintetiza.      
 
Por isso, Maria Ângela destaca que a odontologia hoje difunde a ideia não se escovar os dentes logo após a ingestão de uma bebida ácida justamente para proteger os dentes contra o desgaste da erosão. No entanto, ela adverte: “se a pessoa tiver problemas com cáries, ela vai precisar escovar os dentes em seguida porque os sucos em geral têm uma quantidade muito grande de açúcar”.
 
 
Fonte: Faculdade de Odontologia – USP
 
 

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?