Saúde bucal dos trabalhadores  da construção ainda inspira cuidados

Saúde bucal dos trabalhadores da construção ainda inspira cuidados

Os cuidados com a saúde bucal foram tema da mais recente pesquisa realizada pelo Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), em ação que atingiu 560 trabalhadores de sete diferentes canteiros de obras da cidade de São Paulo. Entre os resultados, constatou-se que 58,05% dos participantes têm qualidade de higiene bucal regular. 
 
As avaliações clínicas foram realizadas para identificar os principais problemas que acometem a boca dos trabalhadores da construção civil. Os participantes da pesquisa apresentaram uma média de 2,6 dentes cariados, menos de um dente (0,55) com necessidade de extração, 4,75 dentes ausentes e 3,65 obturados. Mais da metade da amostra (52,05%) tinha necessidade de prótese dentária, sendo que essa proporção aumenta com a faixa etária e chega a 100% do total naqueles com idade superior a 59 anos.
 
Do total da amostra utilizada, 96,2% são do sexo masculino e dois terços visitaram o dentista nos dois últimos anos. Na distribuição por cargo/função, as mais declaradas foram ajudante (116), pedreiro (62) e eletricista (44).
 
“Esse público apresenta problemas bucais relevantes, que podem culminar em urgências odontológicas que impactam na qualidade de vida, na produtividade e, eventualmente, causam absenteísmo. Em alguns casos, chegam até a comprometer os relacionamentos sociais”, explica Jefferson Podestá Brandão, cirurgião-dentista e gerente de Odontologia do Seconci-SP. Ele ressaltar, porém, que esse quadro já apresenta uma evolução em relação à situação de alguns anos atrás.
 
Além das boas práticas de higiene bucal, o dentista do Seconci-SP destaca que é preciso  ter também hábitos alimentares saudáveis. Além disso, o ambiente de trabalho deve ter um local acessível e próprio para que os trabalhadores possam guardar suas escovas de dente.
 
Os dados foram apurados durante atendimentos realizados pelo Seconci-SP com duas unidades móveis odontológicas, para o atendimento de consultas de rotina, limpeza, curativos, além de orientações sobre escovação, saúde bucal e prevenção do câncer bucal. Os casos mais graves são encaminhados para tratamento na sede da entidade.
 
O Seconci-SP é a entidade de responsabilidade social da construção paulista, que presta serviços de saúde e de segurança do trabalho aos 900 mil trabalhadores do setor e seus familiares.
 
 
Fonte: Jornal do Site

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?