Saúde bucal dos homens

Saúde bucal dos homens

 

Pesquisa confirma que os homens cuidam menos da saúde bucal que as mulheres, diminuindo suas chances de prevenir ou tratar precocemente diferentes doenças bucais, inclusive câncer de boca.
 
 
A agência norte-americana Centers for Disease Control and Prevention (CDC), focada em saúde pública, realizou pesquisa durante o ano de 2011 – e já publicada no Journal of Periodontology – que confirma que os homens são menos proativos na manutenção da saúde de dentes e gengivas. A pesquisa, que incluiu exames bucais e foi feita com 800 participantes, indicou que as mulheres possuíam menor incidência de placa dental, cálculo e sangramento durante sondagem, fatores que podem ser usados como marcadores da doença periodontal.
 
Assim como já se sabe, por experiência, que as mulheres costumam dar mais atenção à saúde em geral e a uma alimentação mais saudável, o estudo também sugeriu que elas têm uma melhor compreensão do que envolve a saúde bucal, assim como uma atitude mais positiva em relação a visitas ao cirurgião-dentista, resultando em melhores condições bucais.
 
A pesquisa ainda fez uma comparação entre mulheres e homens em relação à consulta realizada no ano anterior. O resultado apontou para quase o dobro de mulheres que não deixaram de fazer o check-up odontológico neste período. Além disso, também foi levantado que as mulheres são três vezes mais propensas a usar o fio dental diariamente. Este resultado ainda indica que os homens costumam procurar o profissional quando o problema, seja cárie, doença periodontal ou câncer bucal, já está em estágio mais avançado, com sintomas mais graves.
 
Assim, é necessário conscientizar os pacientes masculinos sobre a importância da prevenção, além de que é possível ter doença periodontal, por exemplo, e não apresentar sinais de alerta. “Essa é uma das razões por que os check-ups regulares e exames periodontais são tão importantes, além da higiene bucal qualificada. Os homens não podem negligenciar a sua saúde bucal e nem a visita ao consultório odontológico, independente do sintoma e sempre nos prazos estabelecidos pelo profissional, para evitar problemas mais sérios”, alerta o periodontista e consultor científico da ABO Rodrigo Bueno de Moraes
 
 
Fatores agravantes
 
Tradicionalmente os homens já são conhecidos por darem menos atenção à importância das consultas odontológicas e médicas constantes e de outros cuidados preventivos, mas, além disso, este grupo ainda é mais tendencioso a ter vícios e hábitos ruins. De acordo com dados do levantamento Vigilância para Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizado pelo Ministério da Saúde em 2011, a prevalência de fumantes é de 18,1% entre a população masculina, enquanto que entre a feminina é de 12%. Apesar de o tabagismo ter diminuído entre os homens, eles ainda fumam mais.
 
Outro problema é o consumo de álcool. Segundo o I Levantamento Nacional sobre os Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira, realizado pela Secretaria Nacional Antidrogas em 2007, mulheres apresentam maior prevalência de abstinência (59%) e os homens bebem mais frequentemente – 39% deles bebem pelo menos uma vez por semana, dos quais 11% bebem diariamente.
 
A quantidade de bebida por ocasião de consumo também difere conforme o sexo. Enquanto a maioria das mulheres (68%) havia bebido até duas doses de álcool na última ocasião, 38% dos homens haviam bebido cinco ou mais doses, dos quais 11% beberam 12 ou mais doses. O Vigitel 2011 ainda indicou que 26% dos homens adultos consomem álcool de forma abusiva, enquanto que esse número entre as mulheres é de 9%.
 
 
Câncer bucal
 
“O cigarro, as drogas e bebidas alcoólicas favorecerem o crescimento do risco de lesões de boca cancerígenas, além de também serem importantes fatores de risco para as doenças periodontais. É preciso chamar a atenção dos homens para um cuidado maior com a saúde bucal e deixar os vícios de lado. E o CD pode contribuir muito com isso ao orientar seus pacientes de forma adequada”, diz o periodontista Rodrigo Bueno de Moraes, destacando o papel do CD para mudar este quadro.
 
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) confirmam que esta é uma doença que acomete mais o grupo masculino. A estimativa de novos casos de câncer bucal para 2012 é 14.170, sendo 9.990 homens e 4.180 mulheres. Além disso, em 2009 foram 6.510 mortes em decorrência deste tipo de tumor, sendo 5.136 homens e 1.394 mulheres.
 
O diagnóstico precoce é muito importante, e o cirurgião-dentista tem papel fundamental nisso, pois pode detectar as primeiras possíveis lesões do tumor – feridas que não cicatrizam em uma semana, ulcerações indolores que podem sangrar e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.
 
 
 
Mulheres x homens
 
As mulheres são 26% mais propensas do que homens a usar fio dental diariamente.
74% das mulheres ficariam envergonhadas por um dente faltando, em comparação com 57% dos homens.
As mulheres são quase duas vezes mais propensas a notar falta de dentes de outra pessoa do que os homens.
44% das mulheres estão conscientes de que os periodontistas podem ajudar a contribuir para uma boa saúde, em comparação com 33% dos homens.
Homens são mais propensos a desenvolver câncer bucal e outras complicações dessa cavidade por serem mais negligentes que as mulheres nos cuidados bucais. Além disso, eles abusam mais dos hábitos nocivos – como fumar e beber em excesso – o que repercute na boca e saúde geral.
 
 
Fonte: Academia Americana de Periodontia

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?