Saúde bucal do idoso

Saúde bucal do idoso

De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, cerca de 35 milhões de cidadãos norte-americanos tinham 65 anos ou mais em 2000. Nesta época, muitos deles disseram que a saúde bucal era muito importante para o bem-estar deles.
 
Um novo estudo realizado com mais de 500 participantes com idade de 48 anos ou mais, constatou que a saúde bucal é o terceiro problema de saúde tido como o mais importante entre a essa população. Embora 75% dos participantes tenham classificado seu estado bucal como muito importante, em comparação com as suas demais preocupações de saúde em geral, um número considerável não percebeu a importância da boca a saúde.
 
O estudo foi realizado pela organização sem fins lucrativos AARP, a Associação Americana de Aposentados, a fim de compreender melhor as posturas de pessoas com mais de 50 anos de idade perante a saúde. A AARP visa apoiar as pessoas com 50 anos ou mais através da informação, defesa e prestação de serviços.
 
Ao analisar as respostas a um questionário de 25 perguntas sobre higiene bucal, os pesquisadores descobriram que os adultos mais velhos são, geralmente, conscientes da importância de manter o bom estado da boca e das gengivas. Quase 75% citaram que o envelhecimento pode afetar o estado da boca e dos dentes.
 
Este grupo informou que, por essa razão, visitam um dentista pelo menos duas vezes por ano. No entanto, a pesquisa constatou que muitos dos participantes não mantiveram uma rotina de higiene bucal diária completa e adequada, ficando sob risco de problemas mais sérios.
 
De acordo com a pesquisa, 60% não usaram um antisséptico bucal e 47% não utilizaram o fio dental. Cerca de 35% escovaram os dentes somente uma vez por dia. Os investigadores enfatizaram que, a manutenção de um rigoroso regime de higiene da boca é crítica como adultos dessa faixa de idade.
 
Pessoas com mais de 50 anos devem usar produtos que atendam as suas necessidades específicas de boca e devem ser submetidos regularmente a limpeza dental profissional, conforme atesta a literatura científica.
 
As conclusões fazem parte do Pro-Saúde para a Vida e pesquisa AARP, um estudo realizado para obter insights sobre as atitudes das pessoas com idade 50 anos ou mais.
 
 
Fonte: Adoro Sorrir

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?