Problemas bucais podem estar ligados a doenças cardíacas

Problemas bucais podem estar ligados a doenças cardíacas

O estudo foi publicado no European Journal of Preventive Cardiology e realizado com 15.828 pessoas de 39 países
 
Um novo estudo traz evidências sobre a relação entre a saúde dental e a do coração. Pesquisadores encontraram ligação entre doenças periodontais, incluindo sangramento gengival e perda de dentes, e fatores de risco para doenças cardíacas, como o tamanho da circunferência abdominal, a pressão alta e os níveis de colesterol. As informações são do site do jornal Huffington Post.
 
O estudo, publicado no European Journal of Preventive Cardiology, foi feito com 15.828 pessoas de 39 países. Todos os participantes tinham doença coronária e pelo menos um dos fatores de risco. Os pesquisadores pediram que os voluntários preenchessem questionários com perguntas relacionadas ao seu estilo de vida, incluindo os hábitos de higiene dental. Eles também foram submetidos a um teste sanguíneo e a um exame físico. Aproximadamente 70% dos participantes foram ou ainda eram fumantes.
 
Um quarto deles reportou sangramento da gengiva durante a escovação; 41% tinham apenas 15 dentes na boca; e 16% não tinham mais nenhum. De acordo com Ola Vedin, da University of Uppsala, ainda está em debate se a doença periodontal é um fator de risco para as doenças coronárias, acrescentando que o estudo traz uma “possível associação entre as condições”.
 
No entanto, outros estudos já fizeram esta relação. Uma pesquisa de 2011, por exemplo, mostrou que pessoas que fazem uma limpeza profissional dos dentes pelo menos uma vez na vida têm menor risco de sofrer de ataque cardíaco e AVC.  
 
 
Fonte: Terra – www.terra.com.br

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?