Pesquisa mostra que 39 milhões de brasileiros usam prótese dentária

Pesquisa mostra que 39 milhões de brasileiros usam prótese dentária

Um em cada cinco usuários de prótese dentária tem entre 25 e 44 anos
 
A perda de dentes é o segundo fator que mais prejudica a qualidade de vida de pessoas entre 45 e 70 anos, segundo uma pesquisa que ouviu 600 latino-americanos, incluindo 151 brasileiros. O estudo Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, feito pela Edelman Insights, destaca ainda que, para 32% dos entrevistados, a retirada ou queda dos dentes é um impedimento para se ter um estilo de vida saudável e ativo.
 
Ainda de acordo com o estudo, no Brasil, 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias, sendo que uma em cada cinco delas tem entre 25 e 44 anos. A pesquisa ressalta ainda que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente e 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos.
 
O levantamento mostra que, para 52% dos entrevistados, a perda de dente deixou a aparência do rosto pior; já para 43%, a "boca vazia" atrapalha na hora de namorar ou paquerar; e 21% disseram que a condição lhes impediu de fazer novos amigos. Sobre a autoestima e a fala, 38% dos entrevistados manifestaram se sentirem mais inseguros para frequentar festas e eventos sociais; e 41% relataram mais dificuldade na pronúncia das palavras após a perda de dentes.
 
"É preciso compreender as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que perderam os dentes e ajudá-las a encontrar um bom especialista que as auxilie na escolha de uma prótese adequada, de boa qualidade. O objetivo é que os pacientes tenham acesso à informação e conheçam os melhores produtos disponíveis no mercado para confecção, fixação e limpeza da prótese", destaca a odontogeriatra Tânia Lacerda, integrante do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP).
 
 
Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?