Pasta de dente que identifica placa pode reduzir o risco de doença cardíaca e derrame cerebral

Pasta de dente que identifica placa pode reduzir o risco de doença cardíaca e derrame cerebral

BOCA RATON, Fla., EUA: Especialistas em saúde de todo o mundo concordam que a saúde bucal e as doenças inflamatórias, como doença cardiovascular e derrame cerebral, estão correlacionadas. Um estudo recentemente publicado mostrou que usuários de pasta de dente que identifica placa no dente também exibiram baixo nível do marcador de doença cardíaca, sugerindo que a pasta de dente resultou estatisticamente em reduções significativas da placa dental e inflamação através do corpo.
 
No estudo, 61 indivíduos saudáveis (com idade de 19 a 44 anos) foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Enquanto um grupo (31) usou pasta de dente que identifica placa por 60 dias, o segundo grupo (30) usou uma pasta de dente placebo pelo mesmo período. Para avaliar a placa dental, todos os participantes usaram um enxaguante bucal fluorescente, e fotografias intraorais foram tiradas sob luz negra.
 
Uma análise mostrou que a pasta de dente que identifica placa reduziu o resultado médio de placa em 49 por cento comparado a 24 por cento de redução do grupo placebo. Em adição, testes de laboratório em um grupo pré-especificado de 38 participantes descobriram que pasta de dente que identifica placa reduz os níveis de proteína C reativa ultrassensível elevada (PCR-us), um marcador sensível de ataque cardíaco e derrame futuro, em 29 por cento, enquanto os níveis de PCR-us aumentaram em 25 por cento em indivíduos que utilizaram pasta de dente placebo.
 
Plaque HD, a pasta de dente usada neste estudo, foi apresentada no início de 2016. Ela incorpora tecnologia “Targetol Technology”, que contém agentes completamente naturais e de plantas, e colora qualquer placa, portanto, ajuda os usuários a remover até quatro vezes mais placa do que as pastas de dente convencionais.
 
Os pesquisadores concluíram que a redução observada apoia a hipótese de que a Plaque HD pode reduzir o risco de doença cardiovascular. Entretanto, um experimento randômico de grande escala com tamanho e duração suficientes é necessário para averiguar os resultados, eles declararam.
 
O estudo, intitulado “Randomized trial of plaque identifying toothpaste: Dental plaque and inflammation”, foi publicado on-line em 19 de outubro na revista American Journal of Medicine antes da versão impressa. Foi conduzido na Universidade Florida Atlantic nos EUA.
 
 
Fonte: Dental Tribune

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?