O que os profissionais da Odontologia podem fazer para combater a resistência aos antibióticos

O que os profissionais da Odontologia podem fazer para combater a resistência aos antibióticos

De acordo com a Dra. Wendy Thompson, que é dentista e professora clínica em atendimento odontológico primário na Universidade de Manchester, no Reino Unido, a profissão odontológica globalmente é responsável por cerca de uma em cada dez prescrições de antibióticos na área de saúde humana. Em um webinar gratuito, ela compartilhou orientações sobre como toda a equipe odontológica, incluindo dentistas gerais, especialistas e gerentes de prática, podem desenvolver soluções locais para lidar com o problema da resistência aos antibióticos. Antes de seu webinar, Thompson deu algumas dicas sobre o assunto em uma entrevista para a Dental Tribune International.

Dra. Thompson, por que a resistência aos antibióticos se tornou um problema tão grande nas últimas décadas, e o que está sendo feito a respeito?
A resistência aos antibióticos ameaça o cerne da medicina moderna e nossa capacidade de combater doenças infecciosas. Drogas antibacterianas eficazes são pré-requisitos para medidas preventivas e curativas, protegendo os pacientes de condições potencialmente fatais e garantindo que procedimentos complexos, como cirurgia e quimioterapia, possam ser fornecidos com baixo risco. O desenvolvimento e a disseminação de bactérias resistentes aos antibióticos foram impulsionados por anos de uso excessivo de antibióticos na saúde humana e na produção de alimentos.

Qual é o papel do profissional de Odontologia no combate à resistência aos antibióticos?
A profissão odontológica globalmente é responsável por cerca de uma em cada dez prescrições de antibióticos na saúde humana. É nosso papel minimizar o uso de antibióticos prevenindo infecções dentárias por meio de educação em saúde bucal e por meio do diagnóstico precoce e tratamento de doenças dentárias, bem como prescrevendo antibióticos somente quando necessário. Ao otimizar o uso de antibióticos, os dentistas podem ajudar a combater a resistência aos antibióticos.

Quais são os principais objetivos de aprendizagem para aqueles que assistirão ao seu webinar?
O objetivo do webinar é mostrar a importância das soluções da equipe odontológica local para o problema global de resistência aos antibióticos. Os objetivos de aprendizagem do webinar são compreender como a resistência aos antibióticos é um problema para toda a equipe odontológica, como otimizar o uso de antibióticos na prática e outras maneiras pelas quais os membros da equipe odontológica podem ajudar.

Dra. Thompson é a autora principal do paper da FDI World Dental Federation sobre o papel essencial da equipe odontológica na redução da resistência aos antibióticos. Mais informações sobre a questão da resistência antimicrobiana podem ser encontradas aqui.

 

Fonte: Dental Tribune

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?