Editora Plena
Nova geração de aparelhos ortodônticos na prevenção dos problemas gengivais

Nova geração de aparelhos ortodônticos na prevenção dos problemas gengivais

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal realizada pelo Ministério da Saúde, os problemas periodontais como gengivite e sangramentos gengivais afetam 78,1% dos adultos entre 35 e 44 anos. A doença periodontal é mais severa nos pacientes com dificuldade de escovação e o uso dos aparelhos  ortodônticos tradicionais, por dificultar a higienização, sendo mais um obstáculo frente a uma limpeza dentária de excelência. Segundo o ortodontista Dr Alberto dos Reis Condé Junior, muitos pacientes que já tiveram doença periodontal, mas, agora, estão sob controle, ficam desanimados quanto ao tratamento ortodôntico convencional e procuram a alternativa dos Alinhadores Ortodônticos Invisíveis devido às vantagens de higiene, conforto e estética.
 
"No aparelho fixo, a placa bacteriana se adere e as bactérias se proliferam com mais facilidade. Nesse momento, os problemas gengivais podem surgir e afastar os pacientes dos benefícios de uma boa oclusão e harmonia do sorriso. Porém, com o aparelho Ortodôntico Invisível, o paciente pode retirá-lo higienizar os dentes e gengiva com a escova e o fio dental convencionais, e não há os chamados ‘bráquetes’ para reter sujeira”, explica Dr. Alberto dos Reis Condé Junior. 
 
Com uma opção mais confortável e esteticamente mais discreta, o número de pacientes que usam o aparelho ortodôntico na idade adulta aumenta dia a dia. Segundo dados da Associação Paulista de Ortodontia, o número de adultos que passaram a usar aparelho ortodôntico na última década aumentou em 40%. E, ainda segundo o ortodontista, uma das razões que contribui para este aumento é a conscientização de que, assim como a saúde dos dentes e da gengiva, ter uma oclusão (mordida) em harmonia, proporcionada pelo alinhamento do sorriso, influencia diretamente até na autoestima do paciente.
 
Alinhador Ortodôntico Invisível
 
Diferente dos aparelhos convencionais, o Alinhador Ortodôntico Invisível precisa de um molde especial, que é feito no consultório, e enviado para os Estados Unidos, onde é digitalizado por meio de tomografia computadorizada. Durante a fabricação deste aparelho ortodôntico é utilizada a tecnologia CAD/CAM (projeto e fabricação assistida por computador) para idealizar o posicionamento dos dentes e a fabricação de modelos e alinhadores personalizados.
 
 Após a digitalização 3D dos arcos dentários, um tratamento ortodôntico virtual é realizado através de um software chamado ClinCheck, que facilita a visualização do planejamento em imagens a cada etapa. "O planejamento é visualizado e modificado antes do tratamento iniciar. Os alinhadores são fabricados com engenharia robótica e enviados para o Cirurgião-Dentista montar o aparelho e comparar a evolução clínica com o que foi planejado. Com o comprometimento do paciente, os resultados são iguais ao do tratamento convencional", explica o dentista.
 
 
Fonte: www.segs.com.br

Deixe um comentário

Precisa de ajuda?