Modernos conceitos de profilaxia mostra avanços na medicina dentária

Modernos conceitos de profilaxia mostra avanços na medicina dentária

Conceitos personalizados de prevenção e profilaxia como meta conjunta na prática da medicina dentária é foco na IDS 2015
 
A profilaxia oral é um dos assuntos destaques da International Dental Show 2015. Isso por que vem mostrando avanços tanto na metodologia aplicada, quanto nos resultados obtidos.  Extrações, restauros e doenças dentárias, como cáries e periodontite possuem cada vez mais medidas de prevenção e atenção da industria. Só na Alemanha, por exemplo, onde acontece a maior feira de produtos odontológicos do mundo, o número de extrações diminuiu cerca de 20% e os restauros, cerca de 25%, segundo a KZBV, Associação Nacional de Dentistas de Seguros de Saúde Estatutários. A prática moderna da medicina dentária orientada para a profilaxia, desempenha nestes campos um papel de proteção contra as doenças da boca e da saúde em geral. A prevenção em tempo útil permite a conservação dos dentes em pacientes de todas as idades, contribuindo por isso para uma saúde tanto oral como geral mais duradoura. 
 
A indústria dentária vem incentivando esta tendência há anos e dentistas revelam uma procura crescente de meios auxiliares para os cuidados da saúde dental pela população. Também em foco, por parte da indústria odontológica, está a continuação do desenvolvimento de métodos para a profilaxia em casa, com orientação profissional. Em estreita colaboração com a ciência, a indústria cumpre seu compromisso, reforçando intensivamente a investigação sobre as doenças da boca e desenvolvendo de processos terapêuticos e de diagnóstico. Os modernos conceitos de prevenção não resultam, de modo algum, apenas na prática regular da limpeza profissional dos dentes na medicina dentária, possibilitam também, um pós-tratamento de higiene dentária eficiente após intervenções protéticas, implantolôgicas ou endodônticas. O espetro completo das medidas profiláticas profissionais pode hoje ser usado por dentistas, ZMF, ZMP e higienistas dentários, para uma especialização de sucesso e para complementar o catálogo de serviços prestados por um consultório dentário. A oferta de informação abrangente da 36ª IDS, que vai se realizar de 10 a 14 de março de 2015 em Colônia sob o tema Profilaxia, é especialmente adequada a este círculo de profissionais.
 
Diversos recursos contribuem para o gerenciamento eficiente do biofilme em casa
O controle regular e correto da placa bacteriana, realizado em casa, está no centro de cada um dos conceitos de profilaxia. Para isso, a indústria dentária disponibiliza uma variedade de meios auxiliares, funcionais e ergonômicos para a limpeza dos dentes e outros meios de cuidados orais. Esses incluem escovas de dente manuais ergonômicas e também escovas de dentes elétricas eficientes, estas últimas com opções rotativas oscilantes com acionamento sônico ou ultrassônico. Possuem cerdas de encaixar especialmente otimizadas e são adequadas especialmente para crianças, adultos, idosos ou pessoas com deficiência. 
 
As diferentes escovas de dente são complementadas por fórmulas de dentífricos altamente avançadas, que reúnem as características necessárias para a profilaxia individual diária em cada faixa etária ou classe de pacientes. Junto à combinação de pasta de dente e escova de dente elétrica, estão os elixires antibacterianos, completados por sistemas de escovas interdentais, fio dentário, bem como muitos outros produtos de cuidado que poderá ser conhecido na totalidade durante a IDS 2015.
 
Mais saúde com profilaxia e diagnóstico profissional
Para evitar as doenças orais, o compromisso e orientação dos dentistas é essencial. Pacientes com risco alto de cáries e paradontite, com higiene dentária insuficiente ou muitas restaurações, podem aproveitar diversas terapias que vêm sendo desenvolvidas para tais tratamentos. Entre elas estão as curetas e destartarizantes clássicos, que são hoje complementados eficientemente por modernos dispositivos de jato de poeira com poeira inócua que são especialmente adequados à redução do biofilme subgengival. Também há evolução em processos de ortopedia do maxilar e cirurgias minimamente invasivas, nos cuidados após tratamento de implantes ou outras medidas de medicina dentária e medidas preventivas orientadas para a redução da placa bacteriana, que podem beneficiar de maneira crucial o resultado do tratamento. 
 
Conceitos de profilaxia individuais adaptados à idade promovem a conservação da saúde oral e da saúde em geral. Um papel especialmente importante neste aspecto é o da comunicação com o paciente, com base em técnicas de conversação profissionais, para manter e reforçar a motivação para a profilaxia e para os cuidados pós-processuais. Os conceitos individualizados modernos consideram também fatores de risco genéticos, a situação nutricional ou o estilo de vida dos pacientes – por exemplo, relacionadas com obesidade e parodontite. Nestas áreas, a ciência e a indústria dentária proporcionam aos médicos impulsos úteis e oportunidades de treinamento avançado.
 
TECNOLOGIA NA PREVENÇÃO
As profilaxias dentárias têm hoje à sua disposição métodos de diagnóstico avançados. Entre eles incluem-se modernos sistemas de imagens, como câmaras intraorais de alta resolução, processos de fluorescência com base em câmaras, tomografia volumétrica e tomografia computadorizada. Adicionalmente, fabricantes especializados disponibilizam sistemas de diagnóstico de biologia molecular e bioquímica, com a ajuda dos quais, em caso de ocorrência de doença oral, é possível captar o espectro de germes e analisar os riscos individuais. 
 
O sucesso da profilaxia tem por base o desempenho em equipe sob a direção do dentista
 
Também os pacientes reconhecem cada vez mais: a saúde oral e a saúde em geral estão estreitamente relacionadas. Por isso, cresce o interesse em conservar as substâncias do tecido duro dentário e as estruturas periodontais por mais tempo. Uma prevenção individual e em função da idade dos pacientes é a chave para o sucesso sustentável da medicina dentária . A indústria põe à disposição dos profissionais um espetro amplo de possibilidades de treinamento avançado. Uma equipe treinada pode detectar antecipadamente riscos e melhorar de maneira importante a saúde de cada paciente. Isto implica também no cumprimento por parte dos pacientes no que diz respeito a comparecer nas consultas, bem como na prática correta da higiene oral. Da mesma maneira, por meio de performance profilática competente, a aceitação irá aumentar. 
 
As soluções apresentadas durante a IDS – Internationale Dental-Schau – em Colônia (10 a 14 de março de 2015) por especialistas em profilaxia de muitas empresas de renome da indústria dentária que estarão presentes, vão demonstrar como os modernos conceitos de prevenção podem ser integrados na rotina diária do consultório dentário. Seu conhecimento e sua experiência estarão à disposição dos visitantes profissionais durante a feira. A IDS será assim uma excelente oportunidade para perguntas e debates com os peritos. Para visitantes profissionais, a maior feira do mundo da odontologia proporciona um fórum internacional único onde poderá ser aconselhado de maneira competente acerca de todos os aspetos da profilaxia oral.
 
“Para o dentista e sua equipe de cuidados profiláticos, a Internationale Dental-Schau, a maior feira para a medicina e tecnologia dentárias, em Colônia de 10 a 14 de março de 2015, representa a oportunidade ideal para, em conversas com especialistas das empresas fabricantes e usuários experientes, se informarem sobre todo o espetro dos métodos modernos e tendências atuais da terapia e diagnóstico preventivos e obter valiosos impulsos para a sua própria prática“, salienta o Dr. Markus Heibach, Presidente da VDDI.
 
Sobre a IDS – IDS (Internationale Dental-Schau) (Mostra Dentária Internacional) realiza-se a cada dois anos em Colônica, na Alemanha e tem o apoio da GFDI Gesellschaft zur Förderung der Dental-Industrie mbH, das empresas comerciais da Verbandes der Deutschen Dental-Industrie e.V. (VDDI) (Associação das Indústrias Dentárias Alemãs), implementada pela Koelnmesse GmbH, Köln.
 
Nota aos editores:
Material fotográfico da última IDS Colônia está disponível em nossa página Banco de dados de imagens na internet através do endereço www.ids-cologne.de, na área "Für die Presse" ("Para a imprensa").
 
Sobre a Koelnmesse – Há 90 anos que a Koelnmesse reúne pessoas e mercados. A história de sucesso das feiras de Colônia começou em 1924 com a abertura da primeira exibição no espaço Köln-Deutz. No milagre econômico do pós-guerra, a "Rheinische Messe" (Centro de Exposições da Renânia) surgiu como o centro mundial de negócio. Hoje em dia, a Koelnmesse encontra-se entre os cinco maiores espaços de Feiras e Exibições do mundo e organiza aproximadamente 75 feiras em Colônia e a nível mundial. Neste ano de Jubileu, 2014, a Koelnmesse torna pública sua história com inúmeras ações, publicações e exibições.
 
 
Fonte: NoAR Comunicação 

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?