Estudo questiona benefícios para a saúde de adoçantes artificiais

Estudo questiona benefícios para a saúde de adoçantes artificiais

LONDRES, Reino Unido: Ao proporcionar um sabor doce sem as calorias e outros efeitos colaterais deletérios do açúcar, os adoçantes artificiais têm sido frequentemente elogiados por seus supostos benefícios para a saúde e benefícios para a saúde bucal. Uma nova revisão sistemática, no entanto, sugere que esses adoçantes e outras alternativas de açúcar podem não ser tão saudáveis quanto geralmente se pensa.
 
Muitas vezes comercializados como uma alternativa mais saudável, produtos como refrigerantes sem açúcar têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos. A demanda por essas opções é muitas vezes impulsionada por preocupações com a saúde e a qualidade de vida, já que a obesidade e as doenças bucais têm sido repetidamente ligadas a uma ingestão excessiva de açúcar.
 
Várias alternativas de açúcar foram aprovadas para uso comercial generalizado em inúmeros alimentos e bebidas. Embora eles sejam geralmente percebidos como uma opção mais saudável do que o açúcar, seus benefícios e desvantagens reais não são exatamente claros devido a um corpo de evidências limitado e conflitante.
 
Uma equipe de pesquisadores europeus, liderada pela Universidade de Freiburg, na Alemanha, teve como objetivo desenvolver sua compreensão desses benefícios e desvantagens, realizando uma revisão sistemática de 56 estudos que compararam um alto consumo de substitutos de açúcar com menor consumo ou abstenção completa.
 
Os resultados de seu estudo mostraram que, no geral, não houve diferenças estatisticamente ou clinicamente relevantes entre os participantes do estudo que tiveram uma alta ingestão de adoçantes artificiais e aqueles que se abstiveram. Além disso, vários estudos revisados ​​indicaram que houve uma associação entre uma maior ingestão de adoçantes e um pouco mais de ganho de peso, e um ganho de peso um pouco menor para aqueles com menor consumo. No entanto, a certeza dessa evidência foi baixa.
 
No geral, não havia evidências definitivas de que as alternativas ao açúcar ajudassem adultos com sobrepeso ou obesos ou crianças que estavam ativamente tentando perder peso.
 
Um porta voz da British Dental Association disse ao British Dental Journal : “Não recomendamos quaisquer alternativas ‘sem açúcar’ para bebidas com gás que não sejam leite e água. Continuamos preocupados com o fato de que muitos refrigerantes incentivam um dente doce ou apresentam altos níveis de acidez que prejudicam a saúde bucal ”.
 
“Todo Natal, os assessores de imprensa da Coca-Cola tentam ao máximo alegar que há uma ‘opção saudável’ para os dentes enquanto comercializam produtos com baixo ou nenhum açúcar mais ácidos do que o vinagre ou o suco de limão. Quando quase metade dos adolescentes está mostrando sinais de erosão dentária, os dentistas sabem que muitas dessas marcas têm tão pouco espaço como uma tradição festiva quanto seus similares carregados de açúcar ”, continuou o porta voz.
 
O estudo, intitulado “Associação entre a ingestão de adoçantes sem açúcar e resultados de saúde: revisão sistemática e metanálises de ensaios clínicos randomizados e não randomizados e estudos observacionais”, foi publicado online em 2 de janeiro de 2019 no British Medical Journal.

Fonte: Dental Tribune Brazil

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?