Em busca de um sorriso perfeito

Em busca de um sorriso perfeito

A saúde bucal passa a ser uma preocupação do brasileiro e visitar o dentista com regularidade ganha força. A odontologia, em contrapartida, avança para proporcionar, além da saúde, a beleza de um sorriso perfeito a partir da harmonização orofacial, ou odontologia estética.
A insatisfação com a própria aparência é um dos principais motivos pela procura dos procedimentos.

“Um rosto harmônico é impactante, somos automaticamente atraídos para o belo. As pessoas que não estão felizes com os seus sorrisos são muito inseguras no convívio social. Isso derruba o emocional, a ponto de não terem bom desempenho até mesmo na vida profissional”, afirma o professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e diretor da Faculdade de Odontologia (FO), Dr. Álvaro Della Bona.

O avanço tecnológico, as técnicas cirúrgicas inovadoras, além da divulgação desses procedimentos, são outros atrativos para o paciente. Problemas como dentes tortos, escurecidos, gastos, lascados, com restaurações manchadas, separados ou faltando, entre outros, são facilmente resolvidos.

Casos mais complexos, como a correção do sorriso gengival, que está indicado para gengivas muito grandes, podem ser tratados, além da cirurgia tradicional, com a aplicação de toxina botulínica. O que torna o processo mais rápido, prático e menos doloroso.

“A substância controla a contração dos músculos da região, o que diminui a exposição da gengiva ao sorrir e, através do controle da abertura dos lábios, é possível fazer com que a gengiva exposta esteja em harmonia com a exposição dos dentes, ou seja, de forma proporcional”, explica Della Bona.

A odontologia estética está voltada para a harmonização do sorriso, mas também não descuida da saúde. O professor diz que a famosa frase: “A saúde começa pela boca” é verídica e tem forte significado. “Se a situação oral não estiver boa, a pessoa não se alimentará bem, não sentirá segurança e bem-estar. A cavidade oral é uma grande entrada de vermes e bactérias para o organismo e, de forma geral, todas as especialidades da odontologia ajudam na saúde, consequentemente, na estética facial. A ortodontia, a odontologia restauradora e reparadora, a periodontia, todas elas estão respaldadas por novas tecnologias.

Procedimentos que demoravam várias sessões hoje são realizados rapidamente”. Apesar da procura por tratamentos odontológicos ter registrado aumento, o acesso aos profissionais da odontologia e seus recursos ainda está fadado a uma pequena parcela de brasileiros. Para beneficiar os mais carentes, o professor Dela Bonna aposta em mais ações como a do Brasil Sorridente, um projeto reconhecido internacionalmente, idealizado pela ABO.

“Nosso dever é unir forças para educar os brasileiros de forma que passem a dar mais importância para a saúde oral, o que resultará em melhor saúde sistêmica.
Dr. Álvaro Della Bona

Fonte: Jornal da ABO, ed. 161

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by