Doenças cardiovasculares podem ser causadas por má higiene bucal

Doenças cardiovasculares podem ser causadas por má higiene bucal

Segunda maior causa de morte no país, as doenças cardiovasculares afetam milhões de brasileiros; bactérias que causam gengivite podem entrar na corrente sanguínea
 
Doenças cardíacas podem estar relacionadas à falta de higiene bucal. Isso é o que afirma uma pesquisa do Instituto do Coração (Incor), realizado em São Paulo. Segundo o estudo, de 2012, 45% dos problemas de coração investigados tinham origem na cavidade bucal, devido a cáries com comprometimento do canal, gengivas inflamadas, restos de dente e abscessos.
 
“A boca é a maior cavidade do corpo em contato com o mundo exterior, porta de entrada do tubo digestivo e auxiliar da respiração. Por suas características e funções, a boca é um ninho de bactérias”, explica Paulo Coelho Andrade, especialista em Implantodontia. Segundo ele, apenas 1 ml de saliva contém cerca de 150 milhões de bactérias, que podem causar inflamações na gengiva ou no tecido que une os dentes ao osso, levando à mobilidade dental ou à perda do dente.
 
Inflamados, os tecidos tornam-se irritáveis e podem sangrar durante a movimentos como mastigação, escovação ou limpeza com fio dental. A partir desse sangramento, há a possibilidade de os micróbios que desencadearam o processo entrarem na corrente sanguínea, chegando assim a outras partes do organismo.
 
Segunda maior causa de morte no país, conforme o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares afetam milhões de brasileiros. No mundo, o mal, que inclui infartos e acidentes vasculares cerebrais, é o principal responsável pelos óbitos, informam dados da Organização Mundial da Saúde. 
 
 

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?