Diabéticos têm mais chance de desenvolver gengivite e periodontite

Diabéticos têm mais chance de desenvolver gengivite e periodontite

O diabetes afeta toda a defesa do organismo, principalmente o sistema circulatório, dificultando a reparação dos tecidos ósseos e moles.
 
A doença acomete 380 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 14 milhões de brasileiros.
 
A manifestação da diabetes está associada à elevação do nível de glicose no sangue. Isso acontece quando o organismo – em especial o pâncreas – não consegue absorver a quantidade de açúcar produzida pelo corpo por meio dos alimentos.
 
Por conta de suas características, é também uma das principais responsáveis pelos casos de gengivite e periodontite. Ambas as doenças interferem no controle do índice glicêmico devido à presença transitória de bactérias no sangue.
 
“No primeiro caso, basta observar se a gengiva está muito vermelha, dolorida, inchada e com sangramento. Se isso estiver associado à retração gengival, amolecimento e perda de dentes, e a sensibilidade próxima à raiz, o quadro pode ter evoluído para uma periodontite”, explica o Dr. José Henrique de Oliveira, diretor de Operações e Credenciamento do INPAO Dental, operadora especialista em Odontologia.
Segundo o profissional, o paciente que apresentar essas condições precisa procurar um médico para avaliar se existe a possibilidade dele ter desenvolvimento diabetes. “Um cirurgião-dentista tem condições de avaliar se essas manifestações bucais têm relação com a doença, mas é sempre melhor ouvir a opinião de um especialista”, alerta.
 
Outros sintomas que podem facilitar essa identificação são a boca seca, o mau hálito, a tendência à hemorragia bucal e o insucesso na colocação de implantes. Para se prevenir contra essas manifestações bucais é necessário visitar periodicamente um cirurgião-dentista, melhorar urgentemente a higiene oral e fazer alimentações balanceadas.
 
Vale lembrar ainda que pessoas com diabetes ou pré-diabetes têm maior risco de apresentar doenças cardíacas, como derrame e outras condições vasculares associadas.
 
 
Fonte: www.odontomagazine.com.br

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?