AS CONFERÊNCIAS ODONTOLÓGICAS DO REINO UNIDO TÊM UM DESEQUILÍBRIO DE GÊNERO

AS CONFERÊNCIAS ODONTOLÓGICAS DO REINO UNIDO TÊM UM DESEQUILÍBRIO DE GÊNERO

Por:

Kevin O’Brien
Professor Emérito de Ortodontia, University of Manchester, Reino Unido.

Este artigo analisou o desequilíbrio de gênero dos palestrantes nas principais conferências odontológicas do Reino Unido. Achei os resultados um tanto preocupantes e relevantes para as conferências de ortodontia.

No Reino Unido, 50% dos registrantes são mulheres. Como resultado, esperaríamos uma representação igual dos gêneros nas conferências odontológicas. Os autores deste artigo destacam que alcançar um equilíbrio de gênero é essencial. Isso porque, além de nos fornecer pesquisas e informações clínicas, as conferências também oferecem oportunidades de modelagem e orientação. Significativamente, falar em conferências deve influenciar a progressão na carreira e as percepções dos papéis de liderança.

Eles também apontam que o desequilíbrio de gênero nas conferências médicas tem sido reconhecido. No entanto, isso pode estar melhorando lentamente. No entanto, sabemos pouco sobre o equilíbrio de gênero dos palestrantes de conferências odontológicas no Reino Unido.

Uma equipe de Leeds e Liverpool, no norte da Inglaterra, fez este estudo. O British Dental Journal publicou o artigo.

Falando pelo equilíbrio: análise do gênero de palestrantes convidados em conferências odontológicas no Reino Unido

Claudia Heggie, Sarah L. McKernon e Laura Gartshore

British Dental Journal: Online:  https://doi.org/10.1038/s41415-021-3072-2

O que eles perguntaram?

“Descubra o equilíbrio de gênero de palestrantes convidados em conferências odontológicas no Reino Unido em 2018 e 2019”.

O que eles fizeram?

Eles fizeram uma pesquisa transversal dos programas da conferência usando as seguintes etapas:

Em primeiro lugar, eles abordaram 14 sociedades dentais e pediram-lhes os seus programas de conferências. Se uma organização não forneceu essas informações, eles pesquisaram o domínio público.

Os autores então extraíram esses dados dos principais palestrantes:

→O gênero deles
→Duração da apresentação
→Papel profissional
→Gênero dos membros do painel e presidentes de sessão.

Eles definiram um equilíbrio aceitável como sendo 40-60% falantes do sexo feminino.

Finalmente, eles obtiveram o relatório do General Dental Council para 2020 e obtiveram dados sobre a distribuição total da força de trabalho por gênero para todos os dentistas registrados e dentro de cada especialidade odontológica.

O que eles encontraram?

Os autores constataram que 50,4% dos dentistas se identificaram como mulheres e 49,6% como homens.

Eles obtiveram dados sobre 352 palestrantes convidados. Eles identificaram 39,8% como mulheres e 60,2% como homens.

→Apenas 3 (21,4%) das conferências foram equilibradas em termos de gênero (40-60% do sexo feminino).
→Em 3 (21,4%), os falantes do sexo feminino superaram o do sexo masculino.
→Para 55,1% (n = 8), os homens superaram os falantes do sexo feminino.

As conferências com maior número de oradoras do sexo feminino foram medicina oral (66%) e odontologia especial (61,9%).

O menor foi a Ortodontia (19%) e a Periodontia (18,4%).

A conferência da British Dental Association não foi equilibrada, com 63% dos palestrantes sendo do sexo masculino.

Importante, quando eles olharam para a duração das apresentações. A duração média para falantes do sexo feminino foi de 31 minutos, e para os do sexo masculino, de 40 minutos.

Suas conclusões foram:

“O desequilíbrio de gênero existe em palestrantes convidados a apresentar em conferências odontológicas recentes. Os organizadores da conferência são encorajados a trabalhar proativamente para um programa mais representativo ”.

O que eu achei?

Essas descobertas foram preocupantes. No entanto, de muitas maneiras, eles refletiram a situação da medicina. Também postei resultados semelhantes em um pequeno estudo que publiquei no blog no ano passado.

Achei que a metodologia deles era sólida e forneceu um nível razoável de evidência sobre o assunto. Portanto, devemos levar as descobertas a sério.

Os autores discutiram suas descobertas, ressaltando que reconhecem que organizar uma conferência é uma tarefa complexa. No entanto, não faz sentido que o gênero deva impactar o conteúdo da conferência. Em vez disso, abordar esta questão deve envolver os organizadores da conferência ativamente aumentando a conscientização e fornecendo uma plataforma para palestrantes do sexo feminino. Apoio fortemente esta afirmação.

A título pessoal, fui presidente de várias conferências ortodônticas importantes. O maior com o qual estive envolvido foi a Conferência Mundial de Ortodôntica em 2015. Receio dizer que este programa não foi equilibrado. Por exemplo, nem mesmo consideramos o gênero quando estávamos montando o programa. Já pensei nesse processo e não posso deixar de sentir que, quando uma conferência monta seu programa, tende a questionar os “suspeitos de sempre”. Estes são oradores frequentes que são do sexo masculino, falam em outras reuniões e, portanto, a roda continua girando.

Comentários finais
Mudamos nossa abordagem na British Orthodontic Conference este ano. Pedimos às pessoas que sugerissem mulheres palestrantes. Como resultado, isso aumentou nosso pool de alto-falantes em potencial. Fiquei satisfeito em ver que isso resultou em uma conferência com equilíbrio de gênero para os palestrantes convidados. Isso deu um pouco mais de trabalho, mas o feedback de nossa reunião foi ótimo.

Esta postagem foi publicada originalmente no Equilibre os conselhos odontológicos local na rede Internet. Se você quiser saber mais sobre esta campanha, dê uma olhada no site e participe de nosso Grupo do Facebook.

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?