A melhor parte da fantasia é o seu sorriso

A melhor parte da fantasia é o seu sorriso

Sem saúde, a folia do carnaval e de toda a vida pode ficar comprometida. Com a proximidade da festa, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) alerta sobre os cuidados com a saúde bucal, tão importante para todo o organismo e especialmente vulnerável aos excessos da data

 
Os foliões já começam a se preparar para pelo menos quatro dias de folia. Apesar de ser uma época de muita diversão, o carnaval é também um período de muitos excessos, que podem trazer sérias consequências para a saúde. A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) alerta para os cuidados que as pessoas devem ter com a sua boca – e, consequentemente, com a saúde em geral – nesse período de festa e alegria.
 
Para acompanhar o ritmo, muitas pessoas acabam abusando das bebidas alcoólicas e esquecem que o excesso pode ser prejudicial. “Devido ao calor e ao abuso de álcool, em alguns casos, pode-se apresentar quadro de desidratação, que é risco tanto para a saúde bucal como para a geral. A pessoa desidratada terá dificuldade até mesmo de falar e beijar. Esse desequilíbrio pode trazer como consequência o mau hálito, já que a saliva perde seus efeitos antibacterianos, prejudicando a saúde bucal. Isso sem falar que o álcool provoca manchas nos dentes, comprometendo a estética, e possível acidez, afetando o aparelho digestivo. O melhor é sempre beber em pequenas doses e alternar com goles proporcionais de água”, aconselha o cirurgião-dentista Rodrigo Bueno de Moraes, consultor científico da ABO.
 
Assim como o álcool, o cigarro e outras drogas devem ser evitados. Os inalantes – como lança-perfume, éter, clorofórmio –, bastante populares no carnaval, podem provocar perda de consciência, morte por parada cardíaca ou respiratória, queimaduras na boca, sensibilidade dentinária e maior probabilidade de problema periodontal. A cocaína, a segunda droga mais consumida, de acordo com pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, além de todos os problemas amplamente conhecidos, provoca ainda prejuízos orais, pois pode causar erosão nos colos cervicais dos dentes, maior formação de cálculo, ressecamento da mucosa da cavidade bucal e maior incidência de descamação gengival. “O que as pessoas também não devem esquecer é de sempre hidratar os lábios, proteger-se da exposição solar, utilizando protetor labial. Também é recomendável consumir frutas”, indica o consultor da ABO. 
 
Doença do beijo
Durante a folia de Momo, uma das doenças mais comuns é a chamada doença do beijo. Causada por um vírus, o Epstein-Barr, o mal causa mononucleose infecciosa, e precisa apenas do contato direto da mucosa com a saliva contaminada para ser transmitido. “Esse beijo contaminado pode causar herpes de lábio, algumas formas de hepatite, gripes e resfriados”, explica Rodrigo Bueno de Moraes.
 
A doença é caracterizada por mal-estar, febre, dor de cabeça e de garganta, aumento de gânglios, ínguas no pescoço e inflamação leve e transitória do fígado (hepatite). Para evitar esses problemas, uma vida sem excessos é o melhor caminho. Como se trata de um vírus, é importante que o indivíduo não tenha baixa resistência imunológica, alimente-se e durma bem, consuma complementos vitamínicos e outros. “A melhor maneira de evitar a doença é, sem dúvida, através da manutenção de bons cuidados bucais diários, evitando falhas na higiene bucal, observando a pré-existência de traumas ou feridas internas na boca, ao redor dos dentes ou no contorno dos lábios. Também deve-se manter foco na observação dos sinais de irritação da garganta que significa uma extensão importante da boca e que pode estar repleta de sinais sugestivos de susceptibilidade ou risco de transmissibilidade de doenças indesejadas." Visitar previamente o cirurgião-dentista e o otorrinolaringologista é a outra dica para os foliões que pretendem se dar bem no carnaval. 
 
Criança também brinca carnaval
 
Os pais devem ficar atentos a alguns cuidados com os pequenos na folia, como exposição ao sol, alimentação e hidratação.
 
O primeiro cuidado é a ingestão de líquidos. A desidratação é mais perigosa quando acontece em crianças. O mais indicado é tomar bastante água, sucos e água de coco. O refrigerante deve ser tomado com moderação. “Os pais devem evitar que os filhos comam frituras e outras comidas ricas em gorduras. O melhor é sempre apostar nos líquidos mais naturais, além das sopas”, aconselha Rodrigo Bueno de Moraes.
 
Oferecer alimentos de fácil digestão, como frutas, legumes e carnes cozidas, também é importante. Comidas compradas na rua, a exemplo de cachorros-quentes ou churrasquinhos, ou aquelas que possam ter ficado mal refrigerados, como iogurtes e sanduíche, devem ser evitados devido ao risco de intoxicação alimentar e diarreia, também muito comum em crianças. 
O ideal, durante o carnaval, é os pais vestirem seus filhos com roupas ou fantasias leves e arejadas, evitando máscaras abafadas por longos períodos. Se usar tintas na pele, atenção para um ponto essencial: teste a sensibilidade em uma pequena área para evitar reação alérgica e tenha cuidado ao expor a pele pintada ao sol, pois pode causar queimaduras. O consultor da ABO também alerta: “Use calçados arejados, tipo sandálias, e evite botas de borracha ou plástico. Nunca deixe as crianças descalças pelo risco de contaminação e cortes com latas ou vidros”.
 
 
Fonte: Jornal Odonto – www.jornaldosite.com.br
 

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?