A Estética do Sorriso com a Ortodontia e a Lente de contato dental

A Estética do Sorriso com a Ortodontia e a Lente de contato dental

A estética do sorriso foca na harmonia dos dentes com o rosto e representa um dos principais motivos do paciente procurar um tratamento odontológico. Soluções como a instalação da lente de contato dental parecem “resolver” o problema da estética. No entanto, a posição e o formato dos dentes pode exigir o tratamento ortodôntico prévio.
 
Para muitos dos pacientes, os dentes com cor escura resistentes ao clareamento, mesmo com uso de branqueadores, com formato irregular, com espaçamentos entre outras indicações, o uso desse tipo de faceta de cerâmica de mínima espessura denominado lente de contato dental pode estar indicado. Porém, quando a oclusão, isto é, a mordida (encontro dos dentes "de cima" com os "de baixo") está errada, o uso do aparelho ortodôntico é fundamental para uma Odontologia de excelência. A não observação da indicação do preparo ortodôntico prévio à estética anterior pode gerar o que é conhecido como "sorriso artificial" isto é, quando os dentes não combinam com a estética bucal tanto em tamanho quanto em inclinação, sem contar que, se houver um prob lema oclusal (maloclusão), a durabilidade das lentes de contato dental fica extremamente comprometida.
 
Mas, por que os pacientes e até alguns cirurgiões-dentistas são resistentes quanto ao tratamento ortodôntico? A resposta envolve as lembranças do aparelho convencional tais como relatos de desconforto com aftas, o desprezo do mal hálito, a angústia de "estar prezo" com algo colado nos dentes, a dificuldade de escovar os dentes e usar o fio dental especiais, e, não menos importante, o fato do aparelho ser incompatível com o sorriso e o estilo de vida da maioria dos adultos. Isto é, não combina, é "ridículo" num paciente com vida profissional e pessoal importantes.
 
 
Felizmente, a técnica dos aparelhos invisíveis surgiu como alternativa aos aparelhos ortodônticos convencionais pois, o alinhador removível reuniu a higiene de tirar o aparelho para comer e usar o fio dental normalmente, o conforto de ser completamente liso, sem pontas, sem fios e, além disso, permitiu a correção da posição dentária sem que praticamente ninguém perceba que o paciente está em tratamento ortodôntico. Essa técnica moderna é muito utilizada por artistas, esportistas e empresários.
 
 
Quando indicado, o preparo ortodôntico da posição ideal dos dentes é base para que o resultado do tratamento com as lentes de contato dental seja de excelência. Isto é, ao invés do "transtorno" de usar aparelho convencional, corrigir os problemas oclusais com o alinhador removível mantém, durante a Ortodontia, o conforto, a higiene e o estilo de vida do indivíduo permitindo que o trabalho do próximo cirurgião-dentista seja o mais estético, natural e ideal para o sorriso de cada paciente por meio da lente de contato dental.
 
Dessa forma, a Ortodontia antes da estética anterior pode ser feita sem grandes transtornos com o aparelho invisível. Recomenda-se que, ao conversar com seu cirurgião-dentista sobre como obter o melhor para seu sorriso, peça uma avaliação ortodôntica para quantificar os benefícios da correção da mordida, dos dentes tortos, previamente ao uso da lente de contato dental pois, é provável que, se houver indicação, os benefícios de um trabalho de excelência são recompensadores.
 
***Artigo escrito pelo cirurgião-dentista Dr. Alberto dos Reis Condé Júnior (CROGO 6411). Com 15 anos de experiência clínica em Ortodontia, graduado pela Universidade Federal de Goiás, Dr. Alberto dos Reis Condé Júnior é especialista em Ortodontia pela USP e trabalha com as técnicas ortodônticas: Alinhadores Invisíveis (Aparelho Invisalign®) e Lingual. http://www.aparelhoinvisivelgoiania.com.br
 
 
 
Fonte: www.segs.com.br

Deixe um comentário

Precisa de ajuda?