ENTREVISTA – PROF. DR. JOSÉ NELSON MUCHA

ENTREVISTA – PROF. DR. JOSÉ NELSON MUCHA

Vol. 5 – Número 18 – 2012

Entrevista

Página 146-155

Dr. José Nelson Mucha
– Graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo – RS.
– Especialista em Prótese Dental pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Unicamp/SP e Especialista em Radiologia pelo Convênio UFRJ/SOB – RJ.
– Mestre e Doutor em Odontologia – Ortodontia pela UFRJ.
– Ex-Diretor-Presidente do Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial, BBO.
– Professor Titular de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói – RJ.
– Membro do Conselho Editorial das Revistas: Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial, Jornal Brasileiro de Ortodontia & Ortopedia Facial, Revista da Sociedade Brasileira de Ortodontia, Revista Fluminense de Odontologia, Revista Clínica de Ortodontia Dental Press, Arquivo Brasileiro de Odontologia, Claves de Odontologia, Revista Científica do CRO-RJ, Ortho Science: Orthodontic Science and Practice, American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics.
– Cursos e conferências no Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Austrália, México e Estados Unidos.

A Ortodontia, especialidade mais antiga da Odontologia, mudou muito nas últimas décadas. O Brasil tem se destacado internacionalmente na produção científica e também vem conquistando vários prêmios relacionados à excelência clínica.

O entrevistado desta edição é o Professor Doutor José Nelson Mucha, que estabeleceu um padrão de finalização para os tratamentos ortodônticos no Brasil. As suas publicações e apresentações influenciaram e ainda influenciam muitos ortodontistas devido a excelência demonstrada. O que mais impressiona é a facilidade com que ele consegue unir a arte e a ciência na Ortodontia.

Tive a oportunidade e a felicidade de ser aluno e orientado pelo Dr. Mucha durante minha formação ortodôntica e posso dizer que descobri alguns segredos desse mestre. Acredito que o maior deles é a base odontológica que ele teve, além, é claro, de habilidades manual e intelectual natas e muita dedicação. Ele iniciou na Odontologia ainda garoto em um laboratório familiar de Prótese, na cidade de Santa Rosa-RS. Após a graduação na Faculdade de Odontologia na Universidade de Passo Fundo-RS, fez especialização em Prótese, na Unicamp – Piracicaba, na época em que a oclusão era a base das reabilitações.

Na sequência, fez mestrado no curso de Ortodontia da UFRJ, instituição na qual tornou-se professor e concluiu também o doutorado. Depois de alguns anos, encarou o desafio de ser Professor Titular da Universidade Federal Fluminense em Niterói-RJ e criar o curso de Especialização em Ortodontia, o qual tornou-se um dos mais estruturados e requisitados do país. Evoluindo, além do curso de especialização, para o Curso de Mestrado Acadêmico, com área de Concentração em Ortodontia, sob a coordenação atual do Professor Oswaldo Vilella.

Entre muitas conquistas, Dr. Mucha recebeu a maior honraria da Ortodontia brasileira, a “Comenda Dr. José Édimo Soares Martins” e, também vale lembrar que ele foi um dos criadores do Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial – BBO, que busca a certificação de qualidade e excelência dos ortodontistas.

Esta edição oferece a oportunidade de revelar os seus conhecimentos e aprender um pouco mais sobre este grande ortodontista brasileiro que tem feito muito sucesso nos congressos nacionais e internacionais de Ortodontia.

Agradecemos aos professores Ademir Brunetto, Carlos Alexandre Câmara e Telma Martins de Araujo que formularam as perguntas ao Dr. Mucha.

Sílvio Luís Dalagnol
Mestrado em Ortodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial – BBO.
Diretor do Colégio de Diplomados do Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.

Acesse esta entrevista em PDF
Precisa de ajuda?