COLUNA FIQUE POR DENTRO – ESPECIAL ENTREVISTAS

COLUNA FIQUE POR DENTRO – ESPECIAL ENTREVISTAS

Vol. 11 – Número 44 – 2020

COLUNA FIQUE POR DENTRO

Página 15-16
Especial entrevistas

Taina Pessoa de Mendonça Veras¹
Lucas Fernando Tabata²
Mateus Rocha³
Dayane Oliveira³

Nesta edição, a Coluna “Fique por Dentro” recebe Taina Pessoa de Mendonça Veras para falar em detalhes sobre o projeto social da ONG Amigos da Estrutural / Formiguinhas da Alegria diante da pandemia COVID-19.

Lucas Tabata: Nos conte como surgiu o ONG?

Taina Pessoa: A ONG surgiu de uma reunião informal com 6 amigos em 2016, que já haviam participado de outros grupos e que no momento não estavam conectados a nenhum outro projeto social. O nosso projeto social sempre teve como foco a realização de atividades com crianças de comunidades carentes da Cidade Estrutural (DF), e a missão do projeto é proporcionar dias felizes a estas crianças para aliviar a realidade, muitas vezes dura, que elas vivenciam diariamente. Atualmente contamos com 200 voluntários e parceiros que auxiliam de diversas maneiras, desde a organização das ações, captação de recursos, doações de alimentos e materiais, participação das ações mensais com as crianças e melhorias de infraestrutura das creches.

Lucas Tabata: Como as ações foram evoluindo com o passar do tempo?

Taina Pessoa: As primeiras ações sociais eram realizadas com pouco mais de 14 crianças, em uma creche de uma comunidade carente da Cidade Estrutural, utilizando o espaço e infraestrutura que possuíam. Como mencionado, a ONG começou com um grupo de 6 pessoas que convidaram seus amigos para participar, e assim fomos crescendo. Hoje continuamos basicamente como um grande Grupo de Amigos que gostam de ajudar o próximo. Com a chegada de novos membros, novas ideias foram incorporadas, sendo implementadas sempre que possível nas ações sociais mensais que realizamos. Uma dessas novas ideias foi a suspensão da distribuição de balas, chocolates e doces que fazíamos nas ações. Com a entrada de voluntários da área odontológica, houve uma reorientação nesse sentido,
para tentar diminuir o incentivo da ingestão de açúcar nos dias das ações da ONG. Anteriormente todas as nossas ações eram realizada dentro das próprias creches, e hoje conseguimos proporcionar passeios às crianças, para que possam conhecer outros locais, como parques, o planetário, o estádio, cinemas, clubes dos batalhões da polícia e do corpo de bombeiros. Notamos que nesses passeio, a saída da realidade em que vivem proporciona mais leveza e alegria, além permitir que conheçam novos cenários. Dentre as atividades realizadas, levamos material para que os voluntários e as crianças possam brincar de pular corda, pular elástico, bambolês, pular amarelinha, jogar queimada, futebol, jogo da velha, esconde-esconde, bola de gude, cabo de Guerra, e atualmente conseguimos realizar ações com 100 crianças.

¹ Voluntária da ONG Amigos da Estrutural – Formiguinhas da Alegria, Brasilia, DF.
² Prof. da Faculdade de Ciências da Saúde – UnB.
³ Prof. do Department of Restorative Dental Sciences – College of Dentistry – Univesity of Florida –  Gainesville/FL/USA.

Disponível para download, clique aqui.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?