Digital Dentistry in Science – DDS-BR / Normas de publicação

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS – Digital Dentistry In Science – DDS-BR

A revista Digital Dentistry In Science – DDS-BR tem como missão a divulgação dos avanços científicos e tecnológicos conquistados pela comunidade odontológica na área da Odontologia Digital, respeitando os indicadores de qualidade. Tem como objetivo principal publicar pesquisas, casos clínicos, apresentação de novas técnicas, artigos de interesse da classe, revisões sistemática, comunicações breves e atualidades. No momento não são aceitos artigos de assuntos regionais e revisões de literatura.

Correspondências poderão ser enviadas para:
Editora Plena Ltda
Rua Janiópolis, 245 – Cidade Jardim – CEP: 83035-100 – São José dos Pinhais/PR
Tel.: (41) 3081-4052
E-mail: [email protected]
_______________________________________________________________

Normas Gerais:
Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a sua submissão simultânea em outro periódico, seja esse de âmbito nacional ou internacional. A Revista Digital Dentistry In Science – DDS-BR reserva todo o direito autoral dos trabalhos publicados, inclusive tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição com devida citação de fonte. Os conceitos afirmados nos trabalhos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Editor-Chefe ou Corpo Editorial. A Editora Plena não garante ou endossa qualquer produto ou serviço anunciado nesta publicação ou alegação feita por seus respectivos fabricantes. Cada leitor deve determinar se deve agir conforme as informações contidas nesta publicação. A Digital Dentistry In Science – DDS-BR ou as empresas patrocinadoras não serão responsáveis por qualquer dano advindo da publicação de informações errôneas. O autor principal receberá um fascículo do número no qual seu trabalho for publicado. Exemplares adicionais, se solicitados, serão fornecidos, sendo os custos repassados de acordo com valores vigentes.

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS:
– Envie os artigos para o seguinte e-mail: [email protected];
– Colocar no assunto: “Submissão
– Revista DDS-BR”;
– Para submissão de artigos é necessário ter os dados de todos os autores (máximo de seis por artigo), tais como: Nome completo, e-mail, titulação (máximo três por autor) e telefone para contato. Sem estes dados a submissão será bloqueada.

Seu artigo deverá conter os seguintes tópicos:

Página de título
– Deve conter título em português e inglês, resumo, abstract, descritores e descriptors.

Resumo/Abstract
– Os resumos estruturados, em português e inglês, devem ter, no máximo, 250 palavras em cada versão.
– Devem ser acompanhados de 3 a 5 descritores, também em português e em inglês, os quais devem ser adequados conforme o MeSH/DeCS.

Texto
– O texto deve ser organizado nas seguintes seções: Introdução, Material e Métodos (exceto para artigos de relato de caso), Relato de caso (exceto para pesquisas e revisões sistemáticas), Resultados (exceto para artigos de relato de caso), Discussão, Conclusões, Referências e Legendas das figuras.
– O texto deve ter no máximo de 5.000 palavras, incluindo legendas das figuras, resumo, abstract e referências.
– Envie as figuras em arquivos separados (ver abaixo).
– Também insira as legendas das figuras no corpo do texto para orientar a montagem final do artigo.

Figuras
– As imagens digitais devem ser no formato JPG ou TIFF, com pelo menos 7 cm de largura e 300 DPIs de resolução. Imagens de baixa qualidade, que não atendam as recomendações solicitadas, podem determinar a recusa do artigo.
– As imagens devem ser enviadas via Wetransfer ou Dropbox.
– Todas as figuras devem ser citadas no texto.
– Número máximo de 60 imagens por artigo.
– As figuras devem ser nomeadas (Figura 1, Figura 2, etc.) de acordo com a sequência apresentada no texto.
– No caso de imagens que mostrem o rosto do paciente, é obrigatório o envio da autorização de uso de imagem assinada pelo mesmo.

Tabelas/Traçados e Gráficos
– As tabelas devem ser autoexplicativas e devem complementar e não duplicar o texto.
– Devem ser numeradas com algarismos arábicos, na ordem em que são mencionadas no texto.
– Cada tabela deve receber um título breve que expresse o seu conteúdo.
– Se uma tabela tiver sido publicada anteriormente, inclua uma nota de rodapé dando o crédito à fonte original.
– Envie as tabelas como arquivo de texto (Word ou Excel, por exemplo) e não como elemento gráfico (imagem não editável).

Comitês de Ética
– O artigo deve, se aplicável, fazer referência ao parecer do Comitê de Ética.

Citação de autores
A citação dos autores será da seguinte forma:

– Alfanumérica:
– Um autor: Silva1 (2010)
– Dois autores: Silva;Carvalho1 (2010)
– Três autores ou mais: Silva et al.1 (2010)

– Exemplos de citação:
1. – Quando o autor for citado no contexto:
Exemplo: “Nóbrega¹ (1990) afirmou que geralmente o odontopediatra é o primeiro a observar a falta de espaço na dentição mista e tem livre atuação nos casos de Classe I de Angle com discrepância negativa acentuada”

2. – Quando não citado o nome do autor usar somente a numeração sobrescrita:
Exemplo: “Neste sentido, para alcançar o movimento dentário desejado na fase de retração, é importante que os dispositivos ortodônticos empregados apresentem relação carga/deflexão baixa, relação momento/força alta e constante e ainda possuam razoável amplitude de ativação¹”

Referências
– Todos os artigos citados no texto devem constar nas referências bibliográficas.
– Todas as referências bibliográficas devem constar no texto.
– As referências devem ser identificadas no texto em números sobrescritos e numeradas em ordem de citação no artigo.
– As abreviações dos títulos dos periódicos devem ser normalizadas de acordo com as publicações “Index Medicus” e “Index to Dental Literature”.
– A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. As mesmas devem conter todos os dados necessários à sua identificação.
– As referências devem ser apresentadas no final do texto obedecendo às Normas Vancouver (http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html).

Utilize os exemplos a seguir:

– Artigos com até seis autores
Simplício AHM, Bezerra GL, Moura LFAD, Lima MDM, Moura MS, Pharoahi M. Avaliação sobre o conhecimento de ética e legislação aplicado na clínica ortodôntica. Revista Orthodontic Science and Practice, Editora Plena. 2013; 6 (22):164-169

– Artigos com mais de seis autores
Parkin DM, Clayton D, Black, RJ, Masuyer E, Friedl HP, Ivanov E, et al. Childhood – leukaemia in Europe after Chernobyl: 5 years follou-up. Br J Cancer.1996;73:1006-1012.

-Capítulo de Livro
Verbeeck RMH. Minerals in human enamel and dentin.ln: Driessens FCM, Woltgens JHM, editors. Tooth development and caries. Boca Raton: CRC Press; 1986. p. 95-152.

– Dissertação, tese e trabalho de conclusão de curso
Autor – título, Monografia ou Dissertação ou Tese (Especialização, Mestrado ou Doutorado). Nome da Faculdade. Nome da Universidade, Cidade onde defendeu o trabalho, Estado, Ano e número de páginas. ARAGÃO, HDN, Solubilidade dos Ionômeros de Vidro Vidrion. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Bauru, SP; 1995 70p.

– Formato eletrônico
Camargo ES, Oliveira KCS, Ribeiro JS, Knop LAH. Resistência adesiva após colagem e recolagem de bráquetes: um estudo in vitro. In: XVI Seminário de iniciação científica e X
mostra de pesquisa; 2008 nov. 11-12; Curitiba, Paraná: PUCPR; 2008. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/PIBIC2008?dd1=2306&dd99=view

Registros de Ensaios Clínicos
International Standard Randomized Controlled Trial Number (ISRCTN)
A Simmetria – Orofacial Harmonization in Science apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional sobre estudos clínicos com acesso aberto. Sendo assim, somente serão aceitos para publicação os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação, o ISRCTN, em um dos registros de ensaios clínicos, validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e pelo ICMJE. A OMS define Ensaio Clínico como “qualquer estudo de pesquisa que prospectivamente designa participantes humanos ou grupos de humanos para uma ou mais intervenções relacionadas à saúde para avaliar os efeitos e os resultados de saúde. Intervenções incluem, mas não se restringem, a drogas, células e outros produtos biológicos, procedimentos cirúrgicos, procedimentos radiológicos, dispositivos, tratamentos comportamentais, mudanças no processo de cuidado, cuidado preventivo etc.”
Para realizar o registro do Ensaio Clínico acesse um dos endereços abaixo:
Registro no Clinicaltrials.gov
URL: http://prsinfo.clinicaltrials.gov/
Registro no International Standard Randomized Controlled Trial Number (ISRCTN)
URL: http://www.controlled-trials.com
Outras questões serão resolvidas pelo Editor-Chefe e Conselho Editorial.

Provas digitais
– A prova digital será enviada ao autor correspondente do artigo por meio de correio eletrônico em formato PDF para aprovação final.
– O autor analisará todo o conteúdo, tais como: texto, tabelas, figuras e legendas, dispondo de um prazo de até 24 horas para a devolução do material devidamente corrigido, se necessário.
– Se não houver retorno da prova em 72 horas, o Editor-Chefe considerará a presente versão como a final.
– A inclusão de novos autores não é permitida nessa fase do processo de publicação.

Carta de Submissão
Título do Artigo:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O(s) autor(es) abaixo assinado(s) submete(m) o trabalho intitulado acima à apreciação da Digital Dentistry In Science – DDS-BR para ser publicado, declaro(mos) estar de acordo que os direitos autorais referentes ao citado trabalho tornem-se propriedade exclusiva da Digital Dentistry In Science – DDS-BR desde a data de sua submissão, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação de qualquer natureza, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e obtida junto a Digital Dentistry In Science – DDS-BR. No caso de o trabalho não ser aceito, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada, sendo feita a devolução do citado trabalho por parte da Digital Dentistry In Science – DDS-BR. Declaro(amos) ainda que é um trabalho original, sendo que seu conteúdo não foi ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer no formato impresso ou eletrônico. Concordo(amos) com os direitos autorais da revista sobre ele e com as normas acima descritas, com total responsabilidade quanto às informações e figuras contidas no artigo, assim como em relação às questões éticas.
Data: ___/___/___
Nome dos autores
Assinatura
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________

Abrir conversa
Precisa de ajuda?