Tratamento da má oclusão de classe II/2 com alinhadores clearcorrect: relato de caso

Tratamento da má oclusão de classe II/2 com alinhadores clearcorrect: relato de caso

Vol. 1 – Número 2 – 2021

Relato de caso

Página 10-20
Tratamento da má oclusão de classe II/2 com alinhadores clearcorrect: relato de caso

Roberto Hideo Shimizu1
Rafaela Tramontin2
Marcos André Duarte da Silva3
Isabela Almeida Shimizu4
Ana Cláudia M. Melo Toyofuku5

RESUMO
O objetivo deste trabalho foi abordar o planejamento e o tratamento de uma má oclusão de Classe II/2 tratada sem extrações, utilizando alinhadores transparentes. No tratamento dessa má oclusão é necessário considerar o grau de severidade, se é dentária ou esquelética (avaliar se acomete somente a maxila, somente a mandíbula ou ambas), se há ou não crescimento, a colaboração do paciente, dentre outros fatores. Atualmente, muitos pacientes que procuram o tratamento ortodôntico desejam utilizar aparelhos mais estéticos, principalmente aqueles que já utilizaram o aparelho fixo convencional. Dessa forma houve um grande incremento na demanda pelos alinhadores transparentes removíveis, proporcionando benefícios como estética, maior facilidade de higienização e menor tempo de tratamento. No presente caso clínico, procurou-se manter o bom relacionamento maxilo-mandibular, o perfil e o bom selamento labial. Para tanto foram utilizados os alinhadores da ClearCorrect®, optou-se por não extrair pré-molar e realizar a distalização sequencial do lado da má oclusão de Classe II, associando com elásticos intermaxilares de Classe II, desgastes interproximais (IPR) e attachments. Os resultados alcançados foram altamente satisfatórios, restabelecendo o bom engrenamento dos molares e caninos, as inclinações vestíbulo-linguais adequadas dos incisivos superiores e inferiores, o overjet, o overbite e a correção das linhas médias. Portanto se concluiu que o tratamento desse caso clínico com alinhadores foi relativamente rápido, tão eficiente quanto o tratamento com aparelho fixo convencional e atendeu às expectativas estéticas da paciente.

Descritores: Ortodontia, má oclusão de Classe II de Angle, ClearCorrect, alinhadores transparentes.

1 Mestre, Doutor e Pós-doutor em Ortodontia – Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP, Professor Adjunto Doutor de Ortodontia – UTP e Faculdade Ilapeo, Professor do Mestrado e Doutorado em Ortodontia – Faculdade Ilapeo.
2 Graduada – UEPG, Especialista em Ortodontia – Faculdade Ilapeo.
3 Mestre em Ortodontia – PUC-PR, Doutor em Odontologia Legal – USP-SP, Professor Adjunto Doutor de Ortodontia – UTP e Faculdade Ilapeo.
4 Mestre em Ortodontia – PUC-PR, Doutora em Ciências da Saúde – Escola de Medicina da PUC-PR, Professora da Pós-graduação em Ortodontia – Faculdade Ilapeo.
5 Mestre, Doutora e Pós-doutora em Ortodontia – Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP, Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão – Faculdade Ilapeo, Professora do Mestrado e Doutorado em Ortodontia – Faculdade Ilapeo.

Disponível para download, clique aqui.

LEIA MAIS
Precisa de ajuda?