Coluna Cirurgia Ortognática – Saúde e bem estar no tratamento ortodôntico e cirúrgico

Coluna Cirurgia Ortognática – Saúde e bem estar no tratamento ortodôntico e cirúrgico

Vol. 14 – Número 56 – 2021

Coluna Cirurgia Ortognática

Página 32-36
Saúde e bem estar no tratamento ortodôntico e cirúrgico

Luiz Felipe Rossi Tassara¹
Franciele Orlando²

Quando realizamos um atendimento ortodôntico e cirúrgico estamos proporcionando saúde e bem estar. Segundo a OMS, organização mundial de saúde, saúde é definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. Atualmente, preconizamos a saúde integrativa em nossos atendimentos que visa uma abordagem mais ampla, ela considera o ser humano como um todo em suas diversas dimensões como a física, biológica, emocional, espiritual e social.

O tratamento das deformidades dentofaciais por meio da Cirurgia Ortognática mostra-se como resultado de saúde e qualidade de vida para os pacientes, pois proporciona bem-estar físico e emocional. Assim, a condição física e o estado psicológico estão fundamentalmente ligados e impactam significativamente na qualidade de vida dos pacientes. Vários estudos mostram os benefícios substanciais na melhora da qualidade de vida dos pacientes com deformidades dentofaciais que realizam o tratamento ortodôntico e cirúrgico¹. A autoestima também é um fator determinante para o modo como as pessoas valorizam a si mesmas ou o outro e suas relações, e também para as suas reações ao ambiente em inúmeros contextos. Diante disso, é notória a influência do tratamento ortodôntico e cirúrgico e sua influência na qualidade de vida, no bem-estar psicológico e saúde mental dos indivíduos².

No entanto, existe um processo para obtenção dos resultados do tratamento ortodôntico-cirúrgico, existe um tempo biológico necessário para conquistar o tão sonhado benefício do tratamento. Hoje, para tornar esse processo ainda mais agradável e pensando no bem estar físico e emocional dos pacientes, procuramos alternativas seguras e naturais. Surgiu então a aromaterapia agregada aos atendimentos clínicos e hospitalares. Mas como os óleos essenciais podem agregar saúde aos nossos atendimentos odontológicos?

Os aromas encantam, quem não gosta de sentir o aroma de uma flor, o aroma de uma fruta ou o aroma de uma planta? Agora imagine se existisse um aroma que não fosse somente um aroma e que pudesse cuidar da sua saúde? Imagine um aroma que pudesse tornar o momento da cirurgia ortognática ou um atendimento odontológico em um momento leve e de bem-estar? E se nós te contarmos que ele existe? São os óleos essenciais puros.

¹ Mestre em Ortodontia – UMESP, Professor de Cirurgia Ortognática e Cirurgia de ATM – Simetrium, Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em CTBMF – Odontocenter.
² Doutoranda em Ortodontia – SL Mandic, Mestre em Ortodontia – UMESP –SP, Professora de Ortodontia – Simetrium.

DOI: 10.24077/2021;1456-3236

Artigo disponível para download, clique aqui.

Precisa de ajuda?