Preferência pelo design dos aparelhos ortodônticos entre jovens universitários de diferentes cursos

Preferência pelo design dos aparelhos ortodônticos entre jovens universitários de diferentes cursos

Vol. 15 – Número 58 – 2022 Artigo original Página 83-90 Preferência pelo design dos aparelhos ortodônticos entre jovens universitários de diferentes cursos Maria Verônica Rodrigues Conto¹ Victor França Didier² Victor de Miranda Ladewig² Thais Maria Freire Fernandes³ Paula Vanessa Pedron Oltramari³ Ana Claudia de Castro Ferreira Conti³ Resumo O objetivo da pesquisa foi avaliar a preferência de jovens universitários de cursos das áreas da Saúde, Exatas e Humanas por diferentes modelos de aparelho ortodôntico. Foram selecionados dois (modelos) indivíduos jovens, um masculino e um feminino. Em seguida, foram confeccionadas 6 imagens simulando aparelhos ortodônticos para cada modelo. Após confeccionar um álbum de fotografias com todas as imagens, os álbuns foram entregues aos estudantes universitários (n=169) com idades entre 18 a 25 anos, juntamente com um questionário. Foram então formados 3 grupos de avaliadores das áreas do conhecimento, Saúde (n=62), Exatas (n=51) e Humanas (n=56). No questionário, os avaliadores identificaram o aparelho de sua preferência, caso fossem ser tratados, apontando nas 6 imagens a ordem de sua preferência. Eles ainda responderam o motivo da escolha daquele modelo de aparelho. Os alinhadores obtiveram maiores avaliações sobre os aparelhos estéticos (5,0). Em contrapartida, os aparelhos metálicos foram os piores avaliados (2,0). Não houve influência da área de estudo e do gênero do avaliador sobre a hierarquia de atratividade na avaliação, no entanto as avaliadoras do sexo feminino da área de Saúde foram mais críticas quanto ao aparelho metálico com ligadura azul. Apesar da área de estudo não ter influenciado na preferência pelo tipo de aparelho, sendo os mais estéticos preferidos sobre os metálicos, as avaliações mais críticas partiram dos estudantes da área de Saúde. Descritores: Ortodontia, bráquetes ortodônticos, desenho de aparelho ortodôntico, percepção. ¹ Graduação – Unopar. ² Pós-graduação – Unopar. ³ Pós-graduação – Unopar, Pós-graduação – UNIDERP. DOI: 10.24077/2022;1558-01988127

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