Resistência ao cisalhamento entre dentes artificiais de resina acrílica e base de resina acrílica polimerizada em micro-ondas

Vol. 14 – Número 54 – 2023 CADERNO DE ODONTOLOGIA CLÍNICA Artigo original Página 96-101 Resistência ao cisalhamento entre dentes artificiais de resina acrílica e base de resina acrílica polimerizada em micro-ondas Marcelo Nascimento Bruce1 Olívia Breda Moss1 Joyce de Figueiredo Meira Barbosa2 Jonas Alves Oliveira3 Ligia Regina Mota Vasconcelos3 José Antônio Nunes de Mello3 RESUMO Um problema muito frequente em próteses totais e parciais removíveis são as falhas de união entre os dentes artificiais e a base de resina acrílica. Esse estudo buscou avaliar a resistência de união entre dentes das marcas Biotone (Dentsply), Trilux (Ruthibras) e Artiplus (Dentsply) com resina acrílica polimerizada por micro-ondas (Onda Cril, Clássico), utilizada na confecção das bases de próteses. Foram confeccionados dez corpos de prova para cada marca de dentes artificiais em base de resina acrílica polimerizada em micro-ondas, e levados em máquina universal para testes de cisalhamento. Os resultados apontaram os seguintes valores de resistência de união: Biotone 2,92 MPa (+/- 2,66), Trilux 4,99 MPa (+/- 3,12) e Artiplus 4,72 MPa (+/- 2,66). Não houve diferença estatisticamente significante entre as marcas comerciais, indicando que as suas características intrínsecas não influenciaram na resistência de união. Descritores: Dente artificial, prótese dentária, resistência ao cisalhamento. 1 Odontologia – UEA. 2 Odontologia – UNIP. 3 Departamento de Prótese Dentária, Curso de Odontologia – UEA. DOI: 10.24077/2023;145402358172 Prezado assinante, o artigo estará disponível para download em janeiro de 2024.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório
Abrir conversa
Precisa de ajuda?