Necrose de lábio inferior após preenchimento com ácido hialurônico – relato de caso

Necrose de lábio inferior após preenchimento com ácido hialurônico – relato de caso

Vol. 5 – Número 17 – 2023 Relato de caso Página 30-43 Necrose de lábio inferior após preenchimento com ácido hialurônico – relato de caso Giovani Dacoreggio1 Sidmarcio Ziroldo2 Morgana Martins Setubal3 Andrea Maluf Dabul Biscaia4 Fabiano Augusto Sfier de Mello5 Joyce Nielsen Araujo6 Thiago Yuiti Castilho Massuda7 RESUMO Os preenchimentos labiais com ácido hialurônico (AH) vêm se tornando cada vez mais populares em todo o mundo devido ao fato de que lábios carnudos são frequentemente considerados bonitos e jovens. Com o aumento do uso de preenchedores dérmicos, especialmente do AH, vieram as complicações precoces e tardias com graus variados de gravidade. A incidência de complicaçõ es é baixa e a maioria dos eventos adversos é leve (edema, eritema e equimose local) e de curta duração. No entanto, eventos mais graves, como isquemia e necrose, podem ocorrer. Este artigo teve como objetivo relatar um caso clínico de necrose tecidual labial inferior associada à injeção de AH, bem como o tratamento realizado. Como fundamento metodológico, apresentou-se uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, com apoio de um caso clínico, o qual teve como embasamento a revisão de literatura dos últimos dez anos. Concluiu-se que a primeira estratégia frente a complicações vasculares associadas à injeção de preenchedores dérmicos é a prevenção, devendo o profissional injetor ter o conhecimento da anatomia vascular da topografia, bem como das características e indicações de uso do material preenchedor. Os profissionais injetores devem estar cientes dos sinais e sintomas relacionados a complicações e estarem preparados para tratá-los com excelência e confiança, e, embora existam protocolos para o tratamento de intercorrências vasculares associadas ao uso de preenchedores à base de AH, ainda não existe um tratamento ideal específico para cada situação, fazendo-se necessários novos estudos nesta área, tendo em vista o aumento significativo do uso de preenchedores nos últimos anos. Descritores: Necrose, ácido hialurônico, preenchimento dérmico. 1 Prof. Titular – UNIFAZ, Me. em Prótese Dentária, Esp. em Implantodontia, Esp. em Harmonização Orofacial. 2 Prof. Titular – UNIFAZ , Me. em Ortodontia, Esp. em CTBMF, Implantodontia, Ortodontia e Harmonização Orofacial. 3 Prof. Titular – UNIFAZ, Me. e Esp. Harmonização Orofacial, Esp. Ortodontia. 4 Prof. Titular – UNIFAZ, Me. e Dr.ª em Odontologia, Esp. em Harmonização Orofacial. 5 Prof. Titular – UNIFAZ, Me., Dr., Esp. em Harmonização Orofacial. 6 Prof. Titular – UNIFAZ, Esp. Gestão Hospitalar e MBA. 7 Prof. Titular – UNIFAZ, Biomédico e Me. DOI: 10.24077/2023;51732024851

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório
LEIA MAIS
Precisa de ajuda?