Como utilizar a Análise de Tweed-Merrifield em novo formato

Como utilizar a Análise de Tweed-Merrifield em novo formato

Vol. 1 – Número 1 – 2008 Revisão de literatura Páginas 60-73 Como utilizar a Análise de Tweed-Merrifield em novo formato Maximino Brandão Barreto* Eduardo Machado Fonseca** Oswaldo de Vasconcellos Vilella*** Beatriz de Souza Vilella**** Roberto Schirmer Wilhelm***** Antônio José Ledo Alves da Cunha****** Barreto, MB; Fonseca, EM; Vilella, OV; Vilella, BS; Wilhelm, RS; Cunha, AJLA da. Como utilizar a Análise de Tweed-Merrifield em novo formato. 2008;1(1); 60-73. A abordagem didática com visualização gráfica pode facilitar o uso de uma análise ortodôntica (1). Objetivou-se demonstrar o Sistema de Análise para Diagnóstico Diferencial com o Índice de Dificuldade – Análise de Tweed-Merrifield em novo formato visual. Realizou-se revisão da literatura, estudo, descrição e aplicação da análise, após desenvolvimento de nova tabela e gráfico, com aprovação da comunidade científica. Obteve-se texto sobre a análise com ilustração das variáveis, nova tabela e gráfico cartesiano exemplificados com um caso clínico. O conteúdo reformulado da Análise de Tweed-Merrifi eld facilitará o uso, contribuindo para o auxílio diagnóstico, planejamento e orientação da conduta terapêutica, podendo beneficiar ortodontistas e pacientes. PALAVRAS-CHAVE: Análise de Tweed, Cefalometria, Ortodontia. * Especialista em Ortodontia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FM-UFRJ). ** Especialista em Ortodontia pela UNESA. *** Professor Doutor da Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (FO-UFF) e Coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da FO-UFF. **** Doutor em Radiologia pela FM-UFRJ e Coordenadora do Curso de Especialização em Ortodontia da UNESA. ***** Professor Titular e Doutor da Faculdade de Odontologia da UFRJ. ****** MD, PhD, Professor de Pediatria e Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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