Descrição
Vol. 15 – Número 60 – 2022
Coluna Point of View
Página 8-13
Sliding jig. Como, quando, por que e para quê?
José Nelson Mucha¹(in memoriam)
Orlando Tanaka²
Matheus Melo Pithon³
Letícia Machado Berretta4
Oscar Mario Antelo5
Introdução
A transmissão de força para o bráquete com o uso de Sliding Jig (SJ), ou cursor, permite que a força aplicada gere um movimento de inclinação distal ou mesial de coroa.
Com o advento dos dispositivos de ancoragem temporária (DATs) e sua versatilidade na Ortodontia, os profissionais têm alternativas de tratamento que melhor atendem aos objetivos estéticos e oclusais do tratamento¹.
Os DATs permitem que movimentos dentários mais complexos, como intrusão de molares, movimentação distal e movimentação mesial, sejam realizados com menos movimentos dentários recíprocos e inclinações indesejadas².
As assimetrias dentárias em pacientes sem crescimento são comumente tratadas com extrações de pré-molares, e em havendo diastemas na região de perda em idade prematura de primeiros molares o tratamento se torna menos complexo. Os DATs associados aos SJ oferecem novas alternativas de tratamento, principalmente para adultos³.
O SJ é um dispositivo dinâmico, versátil, de fácil confecção e manuseio que proporciona melhor controle mecânico da movimentação dentária, sendo coadjuvante no tratamento de maloclusões, no plano sagital e correções de linhas medianas, sem a necessidade de exodontias.
Portanto, esse Point Of View tem o objetivo de ilustrar a aplicação de SJ em três casos clínicos (Figuras 2-4).
1 Ex-Diretor Presidente e do Grupo Fundador do BBO, Visitor Professor – SLU, CADE, Saint Louis/MO – USA (Jan-Jun 2017), Professor Convidado – PUC-RS.
2 Professor Titular – PPGO – PUCPR, Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial, Pós-Doutorado no “The Center for Advanced Dental Education at Saint Louis University” – Saint Louis/MO – USA, Escola de Medicina e Ciências da Vida.
3 Professor Titular – UESB, Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.
4 Pós-graduanda – Mestrado em Odontologia-Ortodontia – PUCPR – Escola de Medicina e Ciências da Vida.
5 Professor – Pósgraduação em Ortodontia – Universidad Católica Boliviana San Pablo – Santa Cruz de la Sierra – Bolivia.
DOI: 10.24077/2022;1560-022101260
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