Plscience: Editorial

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Editorial Prosthesis and Esthetics in Science - Edição 31
 
“Tempos difíceis criam pessoas fortes...”
 
Alguns dias atrás li uma frase nas redes sociais, qual não lembro ao certo o autor, dizendo que “tempos difíceis criam homens fortes, homens fortes criam tempos fáceis, tempos fáceis criam homens fracos e homens fracos criam tempos difíceis” e isto me fez refletir sobre os tempos atuais. Há alguns anos se instalou uma grande crise econômica em nosso país atingindo fortemente todas as áreas, inclusive a saúde. Desse modo, muitos cirurgiões-dentistas, técnicos em prótese dentária e empresas envolvidas com a Odontologia passaram por tempos difíceis. Os especialistas na área econômica relatam uma recuperação do cenário, entretanto o crescimento é relativamente lento, assim ainda sentiremos o reflexo desta crise por certo tempo.
 
Tenho um grande otimismo e procuro encontrar algo bom em tudo que acontece e, com certeza, esses tempos difíceis criaram pessoas fortes, consequentemente, empresas fortes. Muitas empresas não sobreviveram, entretanto muitas sobreviveram e se tornaram ainda mais fortes.
 
Além de trabalhar de forma autônoma como cirurgião-dentista, trabalho em uma instituição de ensino privada, a Faculdade Meridional (IMED), localizada em Passo Fundo, RS. A faculdade completará 15 anos em dezembro, é considerada ainda muito jovem, e vejo uma grande semelhança com a Editora Plena, que está completando 11 anos de caminhada. Essas empresas sobreviveram e se fortaleceram durante os tempos difíceis, e certamente isso só ocorreu porque são compostas por administradores e colaboradores fortes e corajosos. Acompanhei o crescimento da Editora Plena, que continua crescendo e levando o conhecimento para todos os cantos deste Brasil. A antiga Prosthesis Laboratoy in Science, atual Prosthesis and Esthetic in Science, preocupou-se com a área técnica, que por muitos anos ficou distante dos nossos consultórios e hoje esta integração é fundamental, tanto que muitas clínicas tem o seu próprio laboratório.
 
Além disso, caros leitores, pessoas fortes são as que buscam o conhecimento para fazer o seu melhor, mesmo em condições adversas. Remeto-me a um Editorial realizado pela Diretora Editorial Janete Moreira em 2017, qual citou a seguinte frase: “faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!” de Mario Sérgio Cortella. Ou seja, não devemos nos acomodar e apenas reclamar da situação, devemos fazer o melhor e lutar para mudar a realidade até conseguirmos condições melhores, sejam elas de infraestrutura ou de conhecimento, assim faremos a diferença na vida das pessoas e nos sentiremos realmente realizados.
 
Desejo muitas alegrias, felicidades e sucesso a todos os leitores da Prosthesis and Esthetic in Science, seja você técnico ou cirurgiões-dentista, juntos por uma Odontologia cada vez melhor.
 
Grande abraço a todos!!
 
Aloísio Oro Spazzin
Coordenador do curso de Especialização em Prótese Dentária – IMED.
Coordenador adjunto do Mestrado em Odontologia – IMED.
Professor de Graduação em Odontologia – IMED.

 

EDITORA PLENA