“Sorriso bonito” é vital para saúde do idoso

“Sorriso bonito” é vital para saúde do idoso

Um sorriso bonito. Esse é o melhor cartão de visitas, não importa a idade. Além de abrir portas, um sorriso bonito signfifica bem-estar e saúde. Mas os idosos precisam de um cuidado especial, já que, devido a idade, eles têm algumas limitações físicas para passar fio dental, por exemplo.
 
A odontogeriatra Mariele Pototski Amenabar, cita a redução do nervo do dente. Por isso, quando há dor, nem sempre é possível salvar o dente. No caso de cáries evoluídas, não tem como salvar o dente. Se os dentes são naturais, o risco ainda é maior.
 
Segundo Mariele, a prevenção deve ser feita frequentemente para que os problemas não se tornem irremediáveis. Esta prevenção deve incluir radiografias, limpeza, flúor e orientações de higiene bucal.
 
Os problemas bucais mais encontrados em idosos são cáries na raiz do dente e embaixo das próteses, gengivite, periodontite (inflamação no tecido que fica o dente a cavidade bucal), boca seca, halitose e problemas com as próteses e restaurações.
 
A capacidade do idoso de manter a higiene bucal reflete na sua saúde. Como muitos são dependentes, os cuidados são deixados de lado. “Existem diversos estudos em andamento para pesquisar os efeitos de doenças bucais, como a periodontite, em pacientes diabéticos, cardíacos e até sua relação na pneumonia causada por aspiração”, comenta a odontogeriatra.
 
Ela ainda cita casos de idosos que desistem do tratamento por acharem que não é necessário, mas, após se consultarem com outras especialidades e melhorarem a saúde geral, voltam para a odontogeriatra dispostos a cuidar também da saúde bucal.
 
“Os idosos hoje em dia são bem informados em relação aos cuidados com sua saúde, tratamentos e prevenção de doenças, mas muitas vezes não são tão conhecedores da importância da saúde bucal na manutenção da saúde geral”, finaliza Mariele. Além de atender no consultório, ela atende em domicílio.
 
Cinco motivos para manter uma higiene adequada
 
1- Higiene adequada: O ideal é uma escovação sem muita pressão, para não machucar a gengiva e desgastar os dentes. Fazer uso frequente do fio dental, nunca se esquecendo dele na escovação noturna.
 
2- A importância da presença dos dentes: pois a sua ausência pode acarretar má mastigação e, consequentemente, uma má digestão, o que pode causar aumento de produção de ácido gástrico para digerir os alimentos que não foram mastigados na boca.
 
3- Uma boa adaptação de próteses: pois caso estejam mal adaptadas podem causar lesões que, por sua vez, podem levar até ao aparecimento de tumores cancerígenos.
 
4- Hoje, os implantes podem ser feitos em pessoas com mais de 70 anos: pela segurança do procedimentos(desde que a saúde do paciente não restrinja o procedimento). Com o avanço da tecnologia em várias áreas da odontologia, os implantes não ficaram atrás. Os implantes feitos de titânio são mais compatíveis biologicamente, evitando os altos índices de rejeições. E as técnicas mais modernas são menos invasivas e traumáticas.
 
5- Aparelho ortodôntico não é mais somente para crianças e adolescentes: na ortodontia, desde que os pacientes tenham uma boa estrutura óssea, utilização de aparelho não é contraindicada, e auxilia no alinhamento e posicionamento, ajudando a criar espaços necessários para uma futura instalação de implante.
 
 
Fonte: www.bemparana.com.br

Deixe uma resposta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?