Saúde bucal do brasileiro

Saúde bucal do brasileiro

O presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Ailton Morilhas, participou, no último dia 5 de agosto, do lançamento do novo programa do Ministério da Saúde, que integra estudantes de Odontologia com o Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O GraduaCEO,  realizado em parceria com o Ministério da Educação, vai possibilitar que estudantes dos cursos de Odontologia de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, a começar pelas públicas, acompanhem o trabalho das Equipes de Saúde Bucal desde o início do curso, acompanhando os procedimentos, até o último ano de formação, realizando atendimentos aos pacientes, sob orientação da universidade. 
 
Pelo GraduaCEO, o Governo Federal vai repassar recursos para aquisição de equipamentos e uma verba mensal para o custeio de procedimentos realizados pelas clínicas odontológicas das instituições de ensino que aderirem à proposta na esfera do SUS.
 
Segundo o Ministério da Saúde, todas as clínicas vão contar com cinco especialidades odontológicas (Estomatologia, Periodontia, Endodontia, Cirurgia e Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais e Laboratório de Patologia), além de ofertarem próteses dentárias e realizarem procedimentos de atenção básica (como aplicação de flúor).
 
Ao Ministério da Educação, cabe garantir a implantação nos currículos acadêmicos dos princípios de cuidado integral do SUS. Uma portaria, assinada pelo ministro, nessa mesma solenidade, prevê a distribuição de cinco mil cadeiras odontológicas para os estabelecimentos de saúde bucal que compõem a rede pública.
 
No GraduaCEO serão desenvolvidas, ainda, ações de promoção e prevenção, atenção básica, atenção secundária, reabilitação oral e educação permanente.
 
 
Fonte: Comunicação do CFO

Deja una respuesta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?