Planejamento individualizado para próteses e implantes dentários é destaque na IDS 2015

Planejamento individualizado para próteses e implantes dentários é destaque na IDS 2015

Com ajuda do backward planning e maior flexibilidade com o aumento das alternativas de materiais e de fabricação, especialistas da International Dental Show apontam o aumento do papel de decisão do protético junto ao dentista.
 
Medidas terapêuticas de sucesso em próteses ou implantes requerem uma cooperação intensa entre dentista e técnico em prótese dentária em um estágio inicial. Por isso, o “backward planning” do tratamento vem se tornando cada vez mais importante, pois proporciona ao paciente estar em uma posição onde ele possa alinhar as metas de seu tratamento durante a consulta prévia através da própria imagem refletida virtual. O necessário trabalho em equipe entre consultório e laboratório vem recebendo o suporte de uma série de novos desenvolvimentos na indústria dentária: avançados softwares CAD/CAM e sua crescente integração com processos de imagiologia, além das várias inovações em materiais para processos alternativos de fabricação. Com isso, o técnico em prótese dentária ganha como um gerenciador de processos, uma posição central na realização de cuidados odontológicos complexos. A Feira Internacional de Odontologia IDS em Colônia, de 10 a 14 de março de 2015 oferece aos visitantes profissionais a oportunidade ideal para conhecer de perto as inovações odontológicas dos fabricantes.
 
Exemplo disso é o moderno software de planejamento, que permite a produção computadorizada de modelos de perfuração para implantologia navegada ou de superestruturas de implantes produzidas em CAD/CAM. Estes métodos aumentam enormemente a precisão e o resultado é uma restauração de alta qualidade que atende plenamente as necessidades individuais do paciente, bem como que se enquadra em suas finanças. Além disso, não são mais necessários por parte do laboratório investimentos de alto porte para que este também possa usufruir das inovações odontológicas do backward planning. Este processo já começa com a decisão, se certas etapas da fabricação devem ser realizadas “Labside” ou por “outsourcing”, por meio de centros industriais de planejamento e produção especializados. Em todos os casos, além de uma maior economia, ambas as alternativas resultam em trabalhos sob medida, sendo o laboratório um ponto de partida ideal a serviço da perfeição estética.
 
INSERIDA NA ERA DIGITAL
Hoje em dia é possível preparar superestruturas complexas de implantes e próteses, a partir de registros digitais, de maneiras completamente diferentes e com os mais variados materiais. Em adição ao processo técnico de fresagem, que têm se revelado particularmente efetivo com materiais cerâmicos ou metais (preciosos), processos construtivos estão se tornando cada vez mais importantes: soldadura a laser seletiva de materiais metalúrgicos a base de pó, sinterização inovadora de ligas de CoCr e, mais recentemente, a quase universal impressão 3D de compósitos de altos desempenho e estabilidade e outros materiais compósitos, complementam os processos clássicos de moldagem e usinagem.
 
NOVAS SOLUÇÕES PARA MÉTODOS TRADICIONAIS
Contudo, os processos odontológicos já estabelecidos também se distinguem pelo seu progresso: quando se trata de padrões estéticos particularmente elevados, o laboratório pode, hoje em dia, recorrer à cerâmica de vidro reforçada com zircônio, que têm uma alta capacidade de carga e, portanto, ampla gama de indicações – isso tudo com alta translucidez e efeito camaleão. Alternativamente no futuro, estes materiais também estarão disponíveis em uma versão de cerâmica injetável, o que se adequaria melhor ao verdadeiro cotidiano do laboratório. Para a estratificação estética de tais materiais, a indústria odontológica está atualmente desenvolvendo materiais cerâmicos otimizados, que oferecerá ao técnico de prótese dentária possibilidades de concepção estéticas consideravelmente mais avançadas. Além disso, o óxido de zircônio tem assumido um papel integrante no repertório do laboratório de prótese dentária: este material de alta resistência faz com que seja possível fabricar próteses ou implantes protéticos totalmente anatômicos, bem como total ou parcialmente estratificados.
 
NOVO PAPEL – Dada a diversidade dos atuais desenvolvimentos metodológicos e das ciências de materiais, o técnico de prótese dentária vem assumindo cada vez mais o papel de um gerente de processo no apoio ao médico dentista e ao paciente na tomada de decisões durante a seleção de materiais e na preparação da complexa fabricação das (super )estruturas de próteses e implantes, colocando a disposição seus conselhos e conhecimentos especiais.  A troca de experiências e a cooperação entre os dentistas e técnicos de prótese dentária são de grande importância para a indústria odontológica, especialmente com a realização bienal da maior feira líder do setor, a IDS em Colônia. Este evento imperdível para dentistas e técnicos de prótese dentária disponibiliza mais de 2.000 expositores em uma área de 150.000 m², além de um programa abrangente – incluindo numerosos lançamentos de produtos e palestras.
 
“Especialmente nas áreas de Protética e de Implantologia, a cooperação entre laboratório e clínica exercem um papel importante”, afirma Dr. Markus Heibach, presidente da VDDI. “A feira IDS contribui de forma significativa para um diálogo bem sucedido entre dentistas e técnicos em prótese dentária. Ao mesmo tempo, esta feira líder na indústria odontológica serve de vitrine e fórum de discussão incomparáveis para aquelas inovações que promovem a cooperação entre laboratório e clínica.”
 
Sobre a IDS – IDS (Internationale Dental-Schau) (Mostra Dentária Internacional) realiza-se a cada dois anos em Colônica, na Alemanha e tem o apoio da GFDI Gesellschaft zur Förderung der Dental-Industrie mbH, das empresas comerciais da Verbandes der Deutschen Dental-Industrie e.V. (VDDI) (Associação das Indústrias Dentárias Alemãs), implementada pela Koelnmesse GmbH, Köln.
 
Nota aos editores:
Material fotográfico da última IDS Colônia está disponível em nossa página Banco de dados de imagens na internet através do endereço www.ids-cologne.de, na área “Für die Presse” (“Para a imprensa”).
 
Sobre a Koelnmesse – Há 90 anos que a Koelnmesse reúne pessoas e mercados. A história de sucesso das feiras de Colônia começou em 1924 com a abertura da primeira exibição no espaço Köln-Deutz. No milagre econômico do pós-guerra, a “Rheinische Messe” (Centro de Exposições da Renânia) surgiu como o centro mundial de negócio. Hoje em dia, a Koelnmesse encontra-se entre os cinco maiores espaços de Feiras e Exibições do mundo e organiza aproximadamente 75 feiras em Colônia e a nível mundial. Neste ano de Jubileu, 2014, a Koelnmesse torna pública sua história com inúmeras ações, publicações e exibições.
 
 
 
Fonte: NoAR Comunicação

Deja una respuesta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?