Julho Laranja chama atenção para avaliação ortodôntica em crianças

Julho Laranja chama atenção para avaliação ortodôntica em crianças

A Campanha Julho-Laranja é uma campanha que visa conscientizar o cirurgião-dentista generalista e o público leigo, de que a primeira consulta ao Ortodontista deve ser realizada aos 6 anos de idade, quando os primeiros dentes permanentes começam a apontar na boca. Durante a infância, o especialista em Ortodontia apresenta a oportunidade de prevenir ou interceptar algumas más oclusões de uma maneira mais simples, reduzindo contundentemente a complexidade da correção na dentadura permanente. Benefícios como a antecipação da estética, a correção funcional e a maior estabilidade da correção também são agregadas quando se intercepta em vez de aguardar a dentadura permanente para a correção da má-oclusão e deformidades dentofaciais.

A campanha nasceu em Outubro de 2018, idealizada pela Dra. Cibele Albergaria, Ortodontista e Odontopediatra de Brasília-DF sob a luz de publicações alertando a necessidade de conscientização da prevenção da Profa. Dra. Daniela Garib, Professora Associada de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru e do Centrinho, da Universidade de São Paulo. A campanha tem um mascote, um pássaro chamado Julito, idealizado pela artista plástica Clarissa Nunes do Rio Grande do Sul.

“Prevenir é simplificar” e “Cuidados Precoces, sorriso para toda a vida” tornaram-se lemas da campanha que tem percorrido o Brasil e a América do Sul. Neste mês de Julho, as luzes do Palácio do Planalto em Brasília acenderão Laranja em apoio à Campanha. Em simbiose com a Campanha, a lei n. 6510 de 27/2/2020 foi aprovada dispondo de Cuidados Ortodônticos Preventivos e Interceptivos em crianças de 6 a 12 anos, nas escolas do Distrito Federal, protocolada por esforços do CRO local. Como releva a Profa. Daniela Garib, “a prevenção é a maior expressão de bem-estar que o ser humano pode experimentar na área da saúde”.

Por: Dra. Daniela Garib

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