Invisalign é alvo de estudos no Departamento de Ortodontia da USP

Invisalign é alvo de estudos no Departamento de Ortodontia da USP

Baseado em alinhadores ortodônticos imperceptíveis, que podem ser removidos e eliminam o desconforto, o comprometimento estético e a dificuldade de fala e higienização dos aparelhos fixos convencionais, o sistema de tratamento Invisalign tem conquistado cada vez mais espaço nos cursos de ortodontia do país.
 
É o que demonstra a parceria entre a Invisalign e a Universidade de São Paulo (USP). Dra Cristina Dominguez, professora de Ortodontia da USP, informa que desde 2009 a instituição vem acompanhando os constantes progressos e a extensão dos limites dos tratamentos realizados com Invisalign.
 
“Percebemos que esse sistema está se tornando cada vez mais eficiente e completo. Além de permitir tratamentos rápidos e eficientes, Invisalign elimina o problema de acúmulo de placa bacteriana, o desconforto da presença física e o desagrado estético do aparelho fixo”, comenta a professora da USP.
 
Ainda de acordo com a Dra Cristina, Invisalign faz parte da Ortodontia contemporânea e a USP tem entre suas obrigações investigar e verificar a eficiência e a qualidade dos diferentes sistemas de tratamento ortodôntico.
 
“Em um futuro mais remoto, não se pode excluir a hipótese de que a maioria dos tratamentos possam ser realizados com esse tipo de sistema. Entre outras vantagens relevantes em relação à ortodontia fixa, Invisalign trata os casos num tempo ligeiramente menor, alcançando resultados muito bons e semelhantes àqueles obtidos com aparelhos fixos”, finaliza a especialista em ortodontia da USP.
 
Presente em 45 países
 
Desenvolvido pela Align Technology, companhia de dispositivos ortodônticos presente em 45 países e pioneira no mercado de aparelhos removíveis imperceptíveis, o sistema Invisalign conta com cerca de 82 mil ortodontistas credenciados e mais de 2,4 milhões de tratamentos iniciados em todo o mundo. No Brasil, o sistema Invisalign conta com mais de 2 mil ortodontistas. O tratamento começa com a moldagem dos dentes do paciente. A partir daí, tudo é feito de modo virtual. O molde passa por uma tomografia computadorizada, que dará origem a um modelo digital tridimensional dos dentes. A partir do software ClinCheck, o ortodontista obtém a simulação da movimentação dentária. Também é feita uma estereolitografia (SLA) para construir os modelos dos dentes para cada etapa do tratamento. Os alinhadores são fabricados sobre estes modelos e enviados a ortodontistas de todo o mundo (inclusive do Brasil), que acompanham as trocas dos alinhadores, até que o sorriso fique perfeito.
 
 
Fonte: R7

Leave a Reply

Abrir conversa
Precisa de ajuda?